TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro - DISCURSO DO MÉTODO

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Livro - DISCURSO DO MÉTODO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Acreditação Qualidade no Serviço de Saúde

Turma: Gestão da Qualidade em Acreditação – Turma A

Disciplina: Metodologia

Unidade 2: Resumo do Livro

Aluno/Grupo:

Natalícia Azevedo Silva

Stella Maia Barbosa

Após a leitura de “Discurso do Método” de Descartes, percebe-se que o autor defendia o "uso público" da razão e escreveu o ensaio pensando em um julgamento amplo. Queria que a razão, este privilégio único dos seres humanos, fosse exatamente isso, um privilégio de todos os homens dotados de senso comum.

Trata-se de um manual da razão. Descartes defendia a ideia de que a razão deveria cercar todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional era parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo. Evidentemente, tal ideia revolucionária lhe causaria problemas, sobretudo no âmbito da igreja naqueles tempos.

Descartes não tinha a intenção de impor uma doutrina; ele declara sua intenção de mostrar sua insatisfação e os caminhos que percorreu para solucionar seus questionamentos. Para isso, ele conta a história de sua vida pessoal, da metafísica, da física e do método científico. Descartes deseja mostrar o método que ele escolheu sua exposição não é um modelo, mas uma autobiografia intelectual.

O livro demonstra a história de um indivíduo que deseja evitar a ilusão. Para isso, eventos são escolhidos e organizados, a experiência pessoal é apresentada e serve de base para apresentar uma possibilidade de vitória sobre a incerteza. Ele aborda a maneira de se obter, perante a vida, maiores conhecimentos. Descartes buscava provar a existência de Deus através da ciência, através da razão. Para provar isso, utilizou um método que vinha desenvolvendo há algum tempo, baseado em evidências, em ideias claras e distintas e em recusar-se a utilizar-se de qualquer coisa sem estar coberto de certeza.

O autor destaca, também, os motivos pelos quais chegou a tais conclusões, relatando sua vida e toda sua formação. Descartes faz, também, severas críticas ao ensino nas escolas. Ele sugeriu alguns elementos fundamentais para o conhecimento. Destaca, então, as viagens, a procura em si mesmo e a leitura de bons livros. Para obter maiores conhecimentos, num primeiro momento citou que é fundamental desvencilhar-se de exemplos e costumes que formaram a base para o conhecimento atual.

Além de uma sumária exposição do método, ou das principais regras do método é, também, uma autobiografia de Descartes. Nesse texto não nos diz como devemos proceder para alcançar a verdade, mas como ele procedeu para alcançá-la. Com tais preocupações procurou um método que, incluindo as vantagens da lógica, da geometria e da álgebra, evitasse, ao mesmo tempo, os seus inconvenientes.

Descartes nos diz que, de todos os que procuraram a verdade científica, só os matemáticos encontraram a verdade científica, só os matemáticos encontraram, ou formularam, algumas demonstrações, ou seja, conseguiram demonstrar alguma coisa, com razões certas e evidentes.

Enfim, o importante e o que constitui o preceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com