TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro De Estatistica

Trabalho Universitário: Resumo Do Livro De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  14.614 Palavras (59 Páginas)  •  2.305 Visualizações

Página 1 de 59

CAPITULO I – Introdução a Estatística

O que é estatística?

dicionarista Aurélio Buarque de Holanda Ferreira1 definiu-a como uma parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer.

Estatística descritiva e estatística indutiva

A estatística descritiva é um número que, sozinho, descreve uma característica de um conjunto de dados, ou seja, é um número-resumo que possibilita reduzir os dados a proporções mais facilmente interpretáveis.

A estatística indutiva, ou inferência estatística, é a parte da estatística que, baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada. Refere-se a um processo de generalização a partir de resultados particulares; é, portanto, a parte da estatística concernente às conclusões sobre as fontes de dados.

Inferência estatística é admitirmos que os resultados obtidos na análise dos dados de uma amostra são válidos para toda a população da qual aquela amostra foi retirada. Consiste em obtermos e generalizarmos conclusões.

Fases do método estatístico (estatística descritiva)

Definição do problema - qual é o objeto de estudo e qual é exatamente o objetivo que desejamos alcançar.

Delimitação do problema - saber onde será realizada a pesquisa: em que local, com que tipo de pessoas (ou coisas), em que dias (ou horários) e assim por diante.

Planejamento para obtenção dos dados - A fase seguinte é o planejamento, ou seja, respondemos às perguntas: como vamos fazer para resolver o problema? que dados serão necessários? como obter esses dados? Às vezes, é suficiente a pura observação; no entanto, na maioria das ocasiões, é necessário elaborar um questionário ou um roteiro de entrevista.

Coleta dos dados - obtenção de dados, meio de simples observação, seja mediante a utilização de alguma ferramenta, como um questionário ou um roteiro de entrevista. É, provavelmente, a fase mais importante da pesquisa, pois se a forma utilizada não atender às expectativas, ocorre perda de tempo e de dinheiro.

Apuração dos dados - Antes de iniciarmos a apuração dos dados obtidos na pesquisa, devemos proceder à crítica dos mesmos, ou seja, descartar aqueles dados que foram fornecidos de forma errônea. Por exemplo, questionários respondidos pela metade não deverão ser levados em consideração. Nessa etapa resumimos os dados por meio de sua contagem, de separação por tipo de resposta e de agrupamento de dados semelhantes. É o que denominamos de tabulação de dados

Apresentação dos dados - Os dados, uma vez apurados, podem ser apresentados em forma de tabelas ou em forma de gráficos. Uma tabela consiste em dados dispostos em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado, com a vantagem de exibir em um só local todos os resultados obtidos em determinada pesquisa, facilitando a possibilidade de análise e interpretação desses resultados.

Análise dos dados - o interesse principal é tirar conclusões que o auxiliem na solução do problema que o levou a executar a pesquisa. Tal análise está intimamente ligada ao cálculo de medidas que permite descrever, com detalhes, o fenômeno que está sendo analisado.

Interpretação dos dados - devemos ter, em mãos, os dados tabulados, os gráficos (se tiverem sido feitos) e os cálculos das medidas estatísticas, que nos permitem até mesmo arriscar algumas generalizações.

QUESTIONARIO

1 - O que é população no âmbito da estatística? Elabore uma definição.

População é o conjunto de elementos que desejamos observar para obter determinada informação.

2. Defina o que é amostra para a estatística.

Amostra é o subconjunto de elementos retirados da população que se está observando.

3. Assinale a assertiva que define o que é estatística descritiva.

b) É a parte da estatística referente à coleta e à tabulação dos dados.

4. Agora, assinale a assertiva que define a estatística indutiva.

c) É a parte da estatística referente às conclusões sobre as fontes de dados.

5. Assinale com (F) se for falsa e com (V) se for verdadeira a afirmação.

São duas fases do método estatístico:

( F) Criar um problema e coletar os dados.

( F) Criar um problema e analisar os dados.

( F) Planejar um problema e coletar os dados.

( V) Coletar os dados e analisar os dados.

( F) Apurar os dados e analisar um problema.

CAPITULO II - Apresentação dos dados

Tabulação

Dados brutos? Rol? Freqüência? O que é isso?

dados brutos são a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de qualquer ordem.

Rol, portanto, é a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram colocados em ordem numérica, crescente ou decrescente.

Freqüência ou freqüência absoluta é o número de vezes que um mesmo resultado acontece durante uma pesquisa. Nós a denominaremos de f.

Freqüência absoluta acumulada ou freqüência acumulada (fa)

Freqüência acumulada é o somatório das freqüências dos valores inferiores ou iguais ao valor dado.

Tabelas

A estrutura de uma tabela é constituída de três partes: cabeçalho, corpo e rodapé.

O cabeçalho - contém o suficiente para esclarecer o leitor Por exemplo, Notas da turma A em Estatística – 1º bimestre/2006.

O corpo - é constituído por linhas e colunas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com