TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro De Libâneo

Casos: Resumo Do Livro De Libâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Referência bibliográfica:

Libâneo, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Esse livro apresenta as cobranças que a sociedade informacional faz, no intuito de formar um sujeito autônomo e crítico. José Carlos Libâneo relata a importância da escola e dos professores diante das transformações tecnológicas que ocorre no mundo atual, apresentando argumentos e ideias que contribui com a formação do docente de qualidade.

Sabendo que hoje a sociedade exige que um profissional tenha competências para lidar com as mais novas tecnologias, o autor mostra-nos várias informações importantes sobre o papel do professor para não transmitir apenas seus conhecimentos, mas que possa formar seus alunos em cidadão para a vida, através dos novos meios tecnológicos.

Sendo assim, o professor precisa ensinar seus alunos a pensar e produzir novos conhecimentos.

Para Libâneo as mídias e multimídias são muito importantes para a sociedade, pois elas são as maiores formadoras de opiniões e para ele a educação e a comunicação sempre andaram juntas.

O autor destaca que os professores precisam trabalhar de forma que seus alunos possam se sentir que fazem parte do processo ensino-aprendizagem de forma reflexiva frente às informações.

Ao invés de transmissão, o educador deve procurar promover aulas inovadoras na intenção de possibilitar a construção de pensamento crítico, ampliando seus conhecimentos, independente de suas diferenças no mundo atual.

Libâneo ainda destaca que o professor precisa discutir com seus alunos sobre os valores humanos, tais como: respeito, honestidade, preconceitos e outros. É importante o educador trabalhar os valores éticos nas escolas, porque os avanços dos meios de comunicação e informação interferem no comportamento das pessoas.

Esse livro mostra-nos o quanto o professor precisa saber manusear os instrumentos tecnológicos, representando os modos de viver, de pensar nos tempos atuais.

A citação feita pelo autor ajuda-nos compreender melhor sobre a importância de trabalhar a prática relacionada com a teoria nos cursos de pedagogia, apresentando fundamentos necessários sobre a compreensão da profissão docente no mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com