TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Educação Fisica No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Livro Educação Fisica No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  14.363 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – A HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA – LINO CASTTELANI

De modo geral, sabe-se que a história da Educação Física no Brasil foi composta por muitas mudanças que caracterizaram esta disciplina e o rumo a ser tomado pelos educadores físicos.

O inicio do desenvolvimento da Educação Física no Brasil ocorreu no período do Brasil Império, onde começou o surgimento dos primeiros tratados sobre a Educação Física. Como nessa época havia muita preocupação com a eugenia, a Educação Física era voltada para a educação sexual visando incentivar os homens e mulheres a terem responsabilidades de manter a “pureza” e a “qualidade” da raça branca. Mesmo com esse pensamento de manter a eugenia , a elite imperial havia uma grande resistência, já que, as atividades física era comparada ao esforço do trabalho escravo.

Dentro dessa conjuntura e almejando a ordem e o progresso, os militares começaram a adotar a Educação Física como forma de formar indivíduos fortes e saudáveis para defender a pátria. Mesmo com a aceitação dos militares.

O decreto de lei de número 3.199-14/04/1941, decreta que em artigo 5, que a mulher tinha a ginástica como objetivo para a preparação social ou função de mãe, maternidade, e as mesmas não poderiam praticar exercícios físicos fora das condições naturais de seu corpo. Artigo 54, lei 3.199, trás a lei para integrar a mulher através da ginástica, assim em 1979, elas então no judô com a aprovação do CND. O projeto numero 224, 1982, a escola recebe a ginástica em seus currículos para ambos os sexos, então cabe a escola preparar a mulher a futura maternidade e se desempenhar na economia, papel social, cultural e desportivo, a lei 6.503 de 13/12/1977, deixa facultativo a pratica da educação física em todos os graus de ensino, onde a legislação vê a mulher apenas mãe, donas de casas no século XIX, ta ai a importância da educação da mulher para o desenvolvimento do pais. Neste século, o ensino profissionalizante contribuía ao pais da classe pobre, e asilos de menos desvelados, esta educação foi considerada por Romanelli Fernando de Azevedo como um afronto e discriminação social.

Ainda nos anos 30, e com muitas mudanças no país, devido ao processo de industrialização, urbanização e estabelecimento do Estado Novo, fez com que o contexto da Educação Física fosse voltada a fortalecer os trabalhadores, melhorando a produção das industrias.

O esporte passou a ocupar o espaço nas aulas de Educação Física depois da Lei das Diretrizes e Bases da Educação de 1961, onde ficou determinado a obrigatoriedade da Educação Física para ensino primário e médio.

Em 1964 a educação do Brasil sofreu grande influência da tendência tecnicista, onde o ensino era voltado a formar mão de obra qualificada ou seja, era considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento técnico e físico do aluno.

Na década de 70 voltou a importância da Educação Física na ordem o no progresso. O Governo investiu na Educação Física como objetivo de melhorar a segurança, na integração nacional e em um exercito comporto por uma juventude forte e saudável.

Em 1971, com um novo Decreto, considerou a Educação Física no âmbito escolar, como uma atividade que aprimora forças físicas, morais, psíquicas e sociais do educando.

Na década de 80 originou-se mudanças significativas nas politicas educacionais, a Educação Física começou a ser voltada não só para alunos da quinta a oitava serie, mas sim, a partir da pré-escola. O enfoque começou a ser no desenvolvimento psicomotor, com o objetivo de desenvolver o psicomotor dos alunos, extrapolando os limites biológicos e de rendimento corporal, incluindo e valorizando o conhecimento de ordem psicológica.

Pode-se concluir então que a Educação Física vem se desenvolvendo no Brasil á partir de importantes mudanças político-sociais e que atualmente é vista como um elemento para a formação do cidadão Brasileiro.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »