TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Primeiro Capítulo do Livro "Educação Física: uma (nova) introdução"

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 2

18/0054643 - 20/04

Pedro Luiz Souza Pequeno

Professor: Alfredo Feres Neto

Tarefa: resumo dos três primeiros capítulos do livro “Educação Física: Uma (nova) introdução”

No primeiro tópico do primeiro parágrafo o autor apresenta as propriedades motoras humanas como a base de nossa sobrevivência e a formação cultural, além do papel das práticas corporais nas diferentes épocas e civilizações. O segundo tópico trata-se de uma visão ampla a respeito da variedade de atividades motoras de acordo com o ambiente e o propósito dado por cada instituição social. Os tipos de práticas destacados possuem os seguintes aspectos: locomoção e sobrevivência, atividades lúdicas e expressão cultural.

No terceiro tópico vemos que o autor aprofunda-se nas práticas citadas e as desenvolve no impacto que proporcionam ao corpo, mais especificamente no aumento das capacidades físicas, além de sua relação com o sistema nervoso.

Finalizando o capítulo, o autor retoma quanto ao objetivo das práticas, mencionando os aspectos socioculturais e econômicos vinculados a cada propósito de utilização, seja para a saúde, estética, reabilitação e outros.

No segundo capítulo, após um apanhado histórico do surgimento dos métodos de atividade física, o autor destrincha suas aplicações no âmbito escolar, especificamente no Brasil das décadas de 1837 a 1969. Ele explica tanto suas influências como a própria inclusão curricular da educação física e seus benefícios para com a população.

No contexto da ascensão militar e a Ditadura no país, ele destaca o foco no aprimoramento fisiológico e psicológico, diante de uma perspectiva de guerra e uma ideologia eugenista vigente.

Ao final do capítulo vemos em destaque o papel do esporte assumido como prática fundamental para o planejamento curricular durante a ditadura. Em seu declínio foram incorporados na atividade física a educação escolar princípios de aprendizado pela execução e promoção da saúde, visto que as pesquisas desta área apresentavam-se como uma nova tendência na europa.

Já na parte “Educação Física como área de conhecimento” as práticas corporais sistematizadas são submetidas a uma análise na perspectiva de sua contribuição para o desenvolvimento da categoria profissional da educação física, sendo que no Brasil sofreram a princípio influência militarista, pois devido com o período da ditadura em questão, a formação dos primeiros profissionais da área foi oferecida por instituições militares. Também aponta que nos Estados Unidos o status científico da educação física foi amplamente discutido, ao ponto de haver duas correntes distintas de reflexão; uma aponta a essência prática dessa disciplina e consideram esta apenas como profissão. Outra no entanto enfatiza a abrangência de conhecimentos variados na educação física que ultrapassam o aspecto motor humano, elevando assim a educação física como uma “disciplina acadêmica com identidade própria”.

Concluindo este resumo, o último assunto do 3°capítulo retrata a busca de um objeto de estudo para a educação física, sendo que para manter sua concepção de cientificidade era algo imprescindível. Entre os diversos estudos publicados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com