TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livro Educação Física no Brasil

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.340 Visualizações

Página 1 de 3

A Obra: 
O livro Educação Física no Brasil a historia que não se conta de Lino Castellani Filho, é uma obra crítica, que relata um pouco da história da educação física no Brasil colocando em foco a necessidade de mudanças dentro deste ramo do conhecimento. A descaracterização dos velhos estereótipos é uma missão árdua embora não é impossível. 
Credenciais: 
LINO CASTELLANI FILHO, nasceu em São Paulo, 1951, é professor de Educação Física formado pela E.E.F. da USP em 1974. Defendeu sua tese de mestrado em educação (Filosofia da Educação) na PUC de São Paulo em 1988. Entre 1978 e 1986 foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, exercendo neste estabelecimento a função de Coordenador do Curso de Educação Física nos anos de 1981 e 82. 
Atualmente leciona na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, é membro pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Instituto de Análise sobre o Desenvolvimento Econômico-Social, sendo conhecido e respeitado por suas constantes participações em eventos diversos e movimentos que lutam por dignificar e a Educação Física no Brasil. 
Conclusões do autor
Para onde caminha esta historia? Como concluir um uma obra que o próprio autor deixou de fazê-la? Eu não chamaria de conclusões do autor, pois este livro dentro desta crítica nos mostrou que a Educação Física estava e esta passando por transformações, ela esta construindo sua identidade, os depoimentos citados não foram para encher lingüiça as pessoas que encabeçaram nesta área nos mostrou o quanto precisamos ocupar nosso espaço e mostrar que a Educação Física está aqui e ela veio pra ficar. Portanto não havia a possibilidade da conclusão da obra. 
Digesto: 
A educação física no Brasil, passou por vários momentos, foi usada pelos militares ufanistas objetivando jovens bastante fortes para defenderem a pátria, servirem ao seu país, jovens estes que eram usados para manterem uma ideologia governamental. Os higienistas também lançaram mãos dela com seus discursos eugênicos, promovendo-se à custa da educação física. Ela também fazia parte do currículo escolar sendo obrigatórias nos cursos primários e secundários. Professores e estudantes travaram lutas para poderem ter o reconhecimento perante a sociedade, acerca da Educação Física. Fim do Estado Novo foi criada a carta magna, que gerou um debate por parte de diversos educadores sobre os rumos da educação. A Educação Física passou a ser vista como uma prática educativa. 
Quadro de referências do autor: 
O autor escreveu sua obra de acordo com o pensamento filosófico marxista, o materialismo histórico dialético é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. O autor nos mostra vários momentos históricos observando sua realidade dentro de cada momento, a educação é impossível sem a própria sociedade, que por sua vez está estruturada em camadas sociais e estas por sua vez têm seus próprios interesses econômicos. 
Quadro de referências do resenhista: 
Eu estou em acordo com o autor, pois esta obra é uma referencia ao pensamento filosófico do Karl Max o materialismo histórico dialético. Através do panorama histórico podemos identificar um pouco da história da educação física que desde aquela época passava por transformações. 
Passamos varias vezes dentro dos problemas enfrentados pelos estudantes de educação física, muitas vezes causados pelas ideologias políticas da época, e também pelo preconceito machista. Lutas travadas, muitas vencidas ainda há muito a se fazer, porém graças aos esforços de muitos profissionais amantes educação física, ela não se prostrou ao descaso continuando a deslocar-se pelo tempo... 
Crítica do resenhista: 
O livro dá vestígio de uma transformação da Educação Física no Brasil, a partir de uma compreensão histórico-crítica da educação. 
Esta obra procura abrir os olhos dos profissionais desta área não 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com