TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro: O que é Educação Física de Vitor Marinho

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  6.980 Palavras (28 Páginas)  •  5.892 Visualizações

Página 1 de 28

De Higgins ao Jogging

      As atividades devem ser realizadas por todos os alunos ao mesmo tempo. Terminada uma lição de gymnastica, o professor não mandara dispersar antes de realizar a formação inicial, a conhecida fileira.
    Arthur Higgins foi um dos professores de Educação Fisica mais importante do DIstrito Federal no inicio do século, suas recomendações mencionadas foram de extrema importancia naquele momento.

     Com o passar do tempo, a Educação Fisica foi conquistando seu lugar de destaque, especialmente na Europa, onde foi inserida nas escolas por trazer beneficios a saude em sua pratica. Com isso a Educação Fisica logo foi comparada com a Medicina, e como resultado da comparação a profissão ganhou um status mais elevado, porém, afastou-se da sua verdadeira missão.

      A  Educação Fisica dentro do ambiente escolar levou a profissão um ambito diferente do seu real objetivo. O professor de Educação Fisica passou a ser visto como um educador do corpo, do fisico, deixando de atender todas as necessidades da sociedade. Como resultado, a sociedade passou a detestar as praticas de exercicio fisico.

     Porém, com o passar da tempo as pessoas acabaram redescrobindo os valores da pratica de exercicios fisicos, talvez por influencia das escolas e academias que induziram as pessoas a se concientizarem acerca dos beneficios da Educação Fisica, ou das Industrias de material esportivo que aprimoraram seus produtos, e talvez até mesmo das divulgações de esportes diferentes nas novelas de televisão.

     Esses apelos a concientização dos beneficios da  pratica da Educação Fisica levou a população a realmente realizar a pratica de exercicios, porém, sem a ajuda do profissional de Educação Fisica. Eles não se deram conta de que a pratica de exercicios em excesso também poderia prejudicar o seu estado fisico.

     Com isso, a Educação Fisica passou por uma crise de identidade que levou as pessoas a  questionarem: O que é a Educação Fisica?

                                         Do Homem natural ao Homem máquina.

     Para tentar esclarecer as duvidas sobre o que é a Educação Fisica, é necessario citar a interação da Educação Fisica com a cultura humana desde os tempos primitivos.

Há milhões de anos...

     Todas as atividades realizas pelos nossos irmãos da pré-história dependiam do movimento, do ato físico. O ato físico (movimento), era fundamental na vida do homem da pré-história. Os movimentos realizados na corrida, no salto, na luta e no nado era essencial para garantir sua sobrevivencia no reino animal. A partir da pratica desses movimentos, eles foram capazes de desenvolver habilidades que facilitavam a realização de algumas atividades basicas para sobrevivencia,  por exemplo, a habilidade de atirar objetos, que facilitou a caça e a pesca. Porteriormente, também foram capazes de aprimorar suas habilidades fisicas para otimização de gestos e a construção de ferramentes, que também facilitaram outras praticas de sobrevivencia.

     A dança também foi muito importante para o homem da pré-historia, ela foi praticada por praticamente todos os povos. Ela era usada com uma forma de expressar sentimentos e de demonstrar qualidade fisicas. Alguns povos perceberam que a pratica da dança produzia uma satisfação pessoal tremenda, que acreditavam que essa grande satisfação era um contato com o poder dos deuses. A dança então passou a fazer parte da vida social das pessoas e  exercia um papel fundamental na Educação.

     Logo os jogos também passaram a fazer parte da vida social daquelas pessoas. O salto em altura, a corrida e a velocidade eram praticas vistas como a essencia da juventude.  Os jogos com bola também tinham uma grande importancia, onde o campo do jogo representava o céu, e a bola os corpos em movimento.      

     Com o passar do tempo a concepção esportiva foi criada, para mudar as ativadades que eram praticadas apenas por razões ritualisticas ou guerreiras, para atividades com ordem moral e social.

Há milhares de anos...

     Com a evolução da cultura, um novo periodo da História foi iniciado: a Antiguidade Oriental. A Educação Fisica continuou tendo destaque nesse novo periodo. As atividades físicas passaram a ser conceituadas e  classificadas de acordo com as seguintes finalidades: guerreira, terapeutica, esportiva e educacional.

    Na China, a população era recomendada a realizar atividades fisicas com finalidades higienicas e terapeuticas. Lá foi criado o mais antigo sistema de ginástica terapeutica, o Kong-fou, onde o individuo executava movimentos especificos em diversas posições, obedendo a critérios sobre respiração e de acordo com a doença a ser tratada. Também eram excelentes caçadores, lutadores, nadadores, praticantes de esgrima, hipismo e um esporte que hoje chamamos de futebol, na época Tshu-chu.

    Na India, o Yoga era a pratica mais popular. Além de ser um conjunto de exercicios ginásticos, o Yoga é uma doutrina que buscava a purificação do homem com sua essência divina.

     No Egito, os egípcios se exercitavam focados nas praticas de combates. Como estavam constantemente em guerra, eles treinavam seus soldados vencer e expulsar invasores. Atingiram o mais alto grau de aperfeiçoamento no terreno esportivo, porque além da luta, também era praticado a natação, o remo, o atletismo, constituindo assim um sistema completo de Educação Fisica.

 

Antes de tudo, o homem

     Do lado Ocidental, a civilização grega inicia um novo ciclo na História. Esse périodo foi denominado berço principal do surgimento da Educação Física. A filosofia pedagógica da educação grega era formada sobre o conceito de que o homem somente é humano enquanto for completo, assim, eles não se preocupavam somente com os aspectos físicos, mas também se preocupavam com os aspectos intelectuais e espirituais.

     Quando surgiu as cidades-estados na Grécia, a educação seguiu de acordo com os ideais de cada cidade-estado. Entre as principais cidades-estados estão Esparta e Atenas.

     A educação espartana era voltada para as atividades militares. Desta forma a educação recebeu forte influência da area militar. Com extrema rigorosidade, a educação espartana tinha como objetivo formar soldados forte, corajosos e capazes para a guerra. Assim, as atividades fisicas eram super valorizadas.

     Já em Atenas, a educação tinha como finalidade formar individuos completos, com bom preparo físico e intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com