TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro LuIsa

Exames: Resumo Do Livro LuIsa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

Luísa Vianna Pinheiro, 20 anos moradora da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, filha de Maria Helena Vianna e Geraldo Pinheiro, fazia odontologia na Universidade Federal de MG em Belo Horizonte.

Era uma filha adorada! Era feliz e tinha muitos sonhos.

Mas Luísa não queria ser dentista. Esse era apenas um desejo de seu pai.

Luísa nunca se deu bem na escola, não se interessava pelos estudos. O que gostava mesmo, era de ficar na loja de sua tia madrinha Fernanda, o famoso Sereia Azul. Lá, Luísa atendia os clientes e os encantavam com sua esplêndida beleza. Isso, quando não estava nos fundos do estabelecimento executando seu hobby: cozinhar.

O Sereia Azul era uma loja multifuncional, vendia de tudo e era palco de muitas rodas de conversa.

Tia Fernanda, sempre solteira, fora a única empresária da família, e Luísa a admirava muito por ter esse espírito empreendedor e por ser tão independente.

Além de ser fazendeira e empresária, tia Fernanda era dona de um dote culinário espetacular, fazia a goiabada-cascão mais gostosa do Brasil, e os únicos que podiam se deliciar com essa divindade eram os amigos ou os viajantes.

Maria Helena, Geraldo e toda família estavam satisfeitos com Luísa, que em breve iria se casar com rapaz honesto, trabalhador e de boa família de Ponte Nova: Delcídio.

Depois que se mudou para Belo Horizonte em virtude da faculdade, percebeu que a goiabada-cascão de Ponte Nova era muito famosa e se orgulhava disso. Se orgulhava mais ainda quando sabia que sua tia madrinha fazia a melhor da região.

Apenas uma noite, foi o que Luísa precisou para perceber que a goiabada-cascão era um produto poderoso e famoso, mas, inexistente no mercado.

Depois daquilo, Luísa não conseguia tirar as idéias que tinha, de montar uma indústria de goiabada, da cabeça. Chegou até a imaginar a embalagem do produto e criar o nome de sua fábrica.

Luísa estava muito confiante em sua idéia.

Resolveu então ir a Ponte Nova, pra contar a sua tia madrinha Fernanda, pois era a única que poderia entender seus pensamentos.

Chegando lá, Luísa fora correndo para o Sereia Azul encontrar sua tia. E lhe contando a história de que, ser dentista não era seu sonho, mas apenas de seu pai, Fernanda ficou admirada com tanto entusiasmo, mas achando aquilo tudo um absurdo. Chegou a falar que Luísa era doida.

Mas Luísa já sabia que essa seria a reação de sua tia, então estava tranqüila.

Começou a fazer perguntas de como a tia conseguira montar o Sereia Azul, quais as dificuldades que passara.

Então, Luísa disse que já estava tudo planejado, que até já pensara na embalagem do produto e no nome da empresa. E revelou que a empresa se chamaria “Goiabadas Maria Amália” em homenagem a avó.

Fernanda ficou feliz, mas logo lembrou que sua mãe Maria Amália, já falecida, deseja muito em ter uma doutora na família. E disse a Luísa o que lembrou.

Depois disso, uma nuvem negra encobrira a cabeça de Luísa, que ficou surpresa pelos dizeres da tia.

Passaram a noite inteira conversando, chegando a surpreender a tia.

Mas, uma sugestão de Fernanda, Luísa deveria seguir: terminar o curso de odontologia. Assim seria mais fácil de convencer seus pais da nova idéia.

Uma dica que a tia deu a sobrinha foi de procurar pessoas que entendiam de negócios tirar dúvidas e aconselhá-la. Logo lembrou que um colega da universidade havia lhe falado de um professor de computação que havia criado uma disciplina de empreendendorismo. E quando voltasse para Belo Horizonte iria procurá-lo.

Chegando em BH, feliz e sorridente, passou em uma mercearia e resolveu comprar alguma goiabada para experimentar. Comprou pacote com 1kg, pois era a única embalagem menor, e resolveu fazer um teste com sua irmã Tina que morava com ela. Chegando em casa, disse que tia Fernanda que tinha mandado, e levando a goiabada a boca, logo a cuspiu dizendo que a tia tinha feito aquela goiabada com goiaba estragada. Então, Luísa se sentiu preparada para contar tudo a Tina.

Tina se sentiu lisonjeada por Luísa confiar nela.

No outro dia, estava lá, Luísa na ante-sala do professor da universidade, alguns minutos antes do horário marcado.

O professor Pedro lhe recebeu, e ficaram conversando por mais de duas horas. Mas, ao invés de suas perguntas serem respondidas, o professor é quem fazia mais perguntas. Muitas perguntas Luísa não soube responder, como pro exemplo, quais revistas sobre o assunto ela lia, o nome de três concorrentes, quem seria seu fornecedor e etc.

Luísa jamais havia pensado em todas aquelas coisas, e percebeu que o universo dos negócios era bem maior do que imaginava.

Pedro também disse a Luísa, das dificuldades que passa um empreendedor para abri uma empresa. Falou de muita dedicação e tempo. E Luísa logo imaginou como compatibilizaria seus estudos com a empresa.

Professor Pedro lhe deu várias sugestões como por exemplo fazer pesquisas para saber como estavam as condições do mercado naquela época, fazer um estudo de viabilidade financeira, como seria o processo de produção do seu produto entre outras.

Ele também sugeriu que Luísa arranjasse um “padrinho”, um empresário que pudesse ajudá-la nos relatórios e outras informações necessárias que somente um empresário saberia lhe fornecer. Também sugeriu que procurasse órgãos de apoio como o Sebrae, a Federação das indústrias e o Instituto Euvaldo Lodi.

Luísa, então, suspirou e disse que sem dúvida a odontologia e o casamento eram mais fáceis.

O professor Pedro entregou a Luísa um material que a ajudaria, seria sua base. E a primeira tarefa descrita nesse material era fazer um plano de negócios.

Nessa altura, Pedro e Luísa já eram super amigos e ela sempre levava um pote de goiabada, que sua tia Fernanda fizera, para ele comer. E ele adorava.

Cada vez mais, Luísa se dedicava a sua futura empresa, e acabava se ausentando de sua família, que sentia muita falta e principalmente seu noivo, que já se desesperava pensando que Luísa amava outra pessoa.

Na verdade, Luísa não sentia mais saudade de Delcidio e a Odontologia era apenas um obstáculo em sua vida.

Nesse meio tempo, Luísa descobrira a Internet, uma ferramenta que foi essencial, e também um software chamado MakeMoney, indicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com