TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro O Personal Branding

Trabalho Escolar: Resumo Do Livro O Personal Branding. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 7

Em algum momento da vida muitas pessoas descobrem que estão perdidos, se dão conta de que perderam as rédeas da sua vida profissional. Pessoas talentosas e competentes, mas que por algum motivo se encontram nessa situação.

Falta de planejamento, gerenciamento, esse é o motivo que acarreta no descontrole de carreiras. A frustração é um dos sintomas que ocorre quando as pessoas se vêem nesse quadro.

Muitos acreditam que um currículo recheado é suficiente para garantir um bom emprego, mais ai é que ta o segredo. As pessoas pensam apenas em ter estabilidades e não se preocupam com o crescimento pessoal, individual.

No mercado existem muitos produtos, mas só os que conseguem destacar são os que transmitem confiança aos compradores, assim são os profissionais. Para se ter uma carreira sólida e não depender de empregos somente porque vai ter estabilidade, é crucial construir sua marca pessoal.

Podemos observar diversos profissionais que no decorrer de suas carreiras adotaram o nome da empresa como seu cartão de visitas, pelo qual eram conhecidos e respeitados. No entanto todo esse respeito e reconhecimento acabam no momento que deixam a empresa.

Para que se possa construir sua própria marca é preciso primeiramente saber aonde quer chegar e determinar seu destino. Ter em mente claramente a sua meta de chegada é o primeiro passo para sua realização profissional.

Em meio a tantos profissionais perdidos podemos observar comportamentos daqueles que estão à deriva, perdidos, são dominados por incertezas. Tornam-se deprimidos sem incentivo para realização profissional. Profissionais assim se tornam vulneráveis ao medo e pânico, se deixam se deixam dominar pelo desespero de perder o emprego.

Há também aqueles que são dependentes de oportunidades em sua carreira, estão sempre na esperança que alguém lhe de uma chance. E ainda aqueles que desacreditaram de tudo e atribuem aos outros seus fracassos profissionais. Estes são azedos porque as coisas não deram certo.

Por fim existem os chamados de órfãos pedintes, que são aqueles que não têm a mínima idéia do que vale, do quer valer ou de aonde quer chegar, por isso se acostumou a viver pedindo e acha que todos a sua volta têm a obrigação de ajudá-lo.

No mercado profissional existe um turbilhão de informações procurando espaço na cabeça das pessoas. Informações que precisam de escolhas, nós somos as informações que precisamos ser escolhidas.

Ser diferente para construir seu espaço e manter o mercado de marcas exige que o profissional saiba o que quer para vender sua marca. Sua marca é seu produto, os quesitos rótulo e design é sua imagem pessoal. Destaque é o diferencial no mercado de produtos e marcas.

No mercado profissional, nada é diferente. É você, fabricante do próprio produto, que terá de cuidar do grau de atração de sua marca pessoal. Porque isso é importante para fazer sua marca “girar” na gôndola. Isso se chama “gestão de marca pessoal”, ou personal branding.

Descobrir os seus pontos fortes e aprender a vender a si próprio da melhor forma. Para isso é preciso saber como as pessoas estão te vendo, te descrevendo, que adjetivo atribuem a você.

Durante todo o tempo, emitimos sinais de quem somos por meio do comportamento, dos símbolos pessoais, da aparência, das interações pessoais. Tudo em nós descreve como somos. Nossa mesa de trabalho, nosso carro podem dar sinais a respeito de nosso comportamento.

Tudo isso pode ser comparado com nosso modo de nos comportar, como estamos passando nossa imagem, que sinais estamos emitindo.

O que somos ou o que queremos ser depende de nossos objetivos. Ter sucesso na vida profissional e pessoal depende de objetivos com foco. O foco é fundamental para o para o alcance dos objetivos. Quem não está focado, pode até ter um plano, mas isso não é suficiente. O mais importante ainda que ter objetivos é saber aonde se quer chegar. Somente quando mantidos em mente os objetivos finais, podem os meios ser adequados.

A visão de futuro é o ponto inicial de qualquer plano de marca. Sem visão e objetivos, nenhum plano de marca pode ser construído: nem de empresas, nem de marcas, nem de pessoas. Sem visão de futuro, objetivos e metas claras, não existe plano.

Começar a refletir sobre o lugar onde queremos chegar é um dos primeiros passos para o sucesso. Construir estratégias, táticas, mecanismos e ferramentas práticas para a criação e a implementação de um plano de marca pessoal. É indispensável ter metas bem definidas com prazos para serem conseguidos. Após a conscientização de onde queremos chegar e de que temos uma marca pessoal, é hora então de gerir nossa marca, pensando em metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Objetivos precisam ser acompanhados por estratégias claras a serem alcançados.

Em todas as empresas bem sucedidas existe uma gestão na qual há um planejamento, e nós enquanto marcas não podemos ser diferentes. Precisamos fazer esse planejamento para que não haja furos em nossa carreira.

Fazer investimentos práticos na carreira, tomar iniciativas, solucionar problemas e refletir sobre novas idéias, tudo isso são quesitos para gerir com sucesso a marca pessoal.

As estatísticas provam que mais de 90% do nosso tempo profissional é aplicado naquilo que, em longo prazo, não vai gerar nada de valor para nossa marca pessoal e nossa carreira. Operação. Reação. Reação. Operação. Reação.

E quanto a nós, estamos fazendo investimentos em nossa carreira? Estamos nos comportando como estrelas, que cavam oportunidades de ir mais a frente, ou medianos que ao contrario, fogem do trabalho de ocupar espaços vazios.

Nenhuma marca bem-sucedida alcançou o sucesso sendo normal. O sucesso está ligado à criação de algo novo, diferente. A normalidade empobrece, equaliza, ou seja, para sermos diferente precisamos deixar de seguir as regras e darmos o primeiro passo para alavancar nossa marca pessoal, dar brilho e conteúdo a ela, fazer a diferença e impulsionar a carreira profissional.

Como profissionais precisamos assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com