TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Plt

Artigo: Resumo Do Livro Plt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro Capítulo 1:

A Contabilidade Financeira até a Revolução Industrial era suficientemente estruturada para as empresas que viviam na era mercantilista.

Mas com o advento das Indústrias, tornou-se mais complexo a avaliação dos estoques e com o mesmo raciocínio da primeira com adaptações que foram precisas surgiu a Contabilidade de Custos.

Com o decorrer da história houve uma maior necessidade de informações para gestão e a Contabilidade de Custos passou a ser utilizado para a missão gerencial como funções de planejamento, controle e decisão. E essa por sua vez mesmo criada técnicas e métodos específicos não consegue ainda explorar todo seu potencial.

Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Gasto: Sacrifício financeiro para obtenção de um produto ou serviço qualquer.

Investimento: Gasto em função da sua vida útil ou de benefícios futuros no ativo da empresa.

Despesa: Bem ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

Perda: Bem ou serviço consumidos de forma normal e involuntária.

Imposto é uma espécie do gênero tributo, isto é, o conceito de tributo é mais amplo do que o conceito de imposto. Em outras palavras, o tributo abrange várias espécies, dentre elas o imposto. O Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/66) descreve com precisão os dois conceitos, a saber:

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Tributo é gênero e comporta cinco espécies[1]: Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições.

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.[3]

Tributo é uma obrigação que, preferencialmente, deve ser paga em moeda corrente. Se o ocorrer à hipótese prevista em lei, o contribuinte fica obrigado a pagar o tributo, independente de sua vontade.

1 - Impostos: O imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte (CTN, art. 16).

todo tributo é imposto, pois eles são obrigatórios (impositivos) e o imposto, que é espécie, é um tipo de tributo, que é gênero.

http://www.impostometro.com.br/posts/tributo-e-imposto-ou-imposto-e-tributo

http://faturista.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-tributo-quais-suas-especies.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com