TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Quem Mexeu No Meu Queijo

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Livro Quem Mexeu No Meu Queijo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

O livro “Quem mexeu no meu queijo” é um conto que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos que as pessoas buscam. O labirinto onde os personagens vivem a história, representa o local onde ocorrem as buscas para alcançar os objetivos. Seja no emprego, na família ou mesmo nos relacionamentos pessoais. A história é uma analogia à vida do ser humano, sujeita a mudanças inesperadas.

A história mostra quatro personagens, as características de cada um e podemos perceber como essas características se assemelham a muitos seres humanos. Os ratos Sniff e Scurry, onde Sniff é aquele que percebe rápido as mudanças, ou como Scurry, que sai sempre em atividade, sem perder tempo pensando e os duendes Hem e Haw, onde Hem é aquele que não aceita as mudanças, além de ser pessimista e por fim o duende Haw, que adapta-se a tempo as mudanças e acredita que estas mudanças podem lhe levar a algo melhor e maior.

Os quatro personagens vivem um desafio constante em busca de seus queijos. O queijo representado no livro significa tudo aquilo que nós, os seres humanos, gostaríamos de ter: seja o sucesso profissional, dinheiro, saúde ou um bom relacionamento amoroso. O labirinto representa os caminhos que percorremos para alcançar nossos objetivos. Podemos considerar o labirinto como a empresa onde trabalhamos, a família ou a comunidade a que pertencemos. Os caminhos, ou o labirinto percorrido, nem sempre tem bons queijos e às vezes podem ser tortuosos.

Os personagens buscavam seus queijos para se alimentarem e se sentirem felizes. Aqueles que encontravam o caminho certo eram premiados com uma vida mais tranquila (enquanto houvesse queijo).

O livro retrata de modo lúdico e simples, todos os sonhos, conquistas, frustrações e desafios do ser humano e sugere a melhor postura a se tomar diante das adversidades. À minha vida pessoal e profissional, agregou-me a ideia de que a resiliência é o melhor caminho para não desistir da busca do meu queijo. Também acredito que para o profissional de Recursos Humanos é importante ter a consciência de que as pessoas possuem estes perfis e como devemos trabalhar os perfis, dentro de uma organização, para obtenção de bons resultados destes profissionais. É importante entender qual o “queijo” cada um busca e indicar o melhor caminho do labirinto para se alcançar este queijo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com