TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Sargento Getúlio

Artigos Científicos: Resumo Do Livro Sargento Getúlio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  981 Visualizações

A história gira em torno de Sargento Getúlio, um militar de Sergipe, que estava prestes a se aposentar, restando-lhe apenas mais um trabalho a ser cumprido, que consistia em capturar um adversário político de seu chefe, sob as ordens deste mesmo, e levá-lo para Aracaju.

Getúlio aceita este último trabalho, e segue junto com seu melhor amigo, Amaro. Após receber as ordens para a captura do político, e de já tê-la feito, seu chefe resolve abortar a missão, alegando que estava sofrendo pressões políticas e da mídia, mas Getúlio não obedece e decide prosseguir, e optando por isso, as autoridades locais tentam impedi-lo, resultando num conflito armado.

Ao longo da história, Getúlio se mostra com uma forte personalidade, compromissado, determinado, reflexivo e temperamental, não gostando de ter seus interesses contrariados.

Outras personagens de destaque, além de seu amigo e companheiro Amaro, e de seu chefe, também estão presentes, sua namorada e o padre, que tenta ajudá-lo.

A história se passa na década de 1950, e mostra as principais características do sertão nordestino, incluindo os aspectos social, econômico e político, abrangendo para temas como o coronelismo, e na instabilidade política refletida no nordeste. Também foram relacionados os partidos políticos que viriam a ter um destaque nacional, sendo eles, o PSD e a UDN, que era oposição ao governo de Getúlio Vargas, e mais tarde veio a formar-se o partido ARENA, com integrantes de cunho mais conservador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com