TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Virando A Própria Mesa

Artigos Científicos: Resumo Do Livro Virando A Própria Mesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Virando a Própria Mesa

O autor conta sua trajetória do período escolar até a faculdade, onde mostra tudo que aprendeu para chegar onde está, embora sempre com a característica da desobediência civil e liberdade. Procurou mostrar o quanto é importante à autodeterminação, a autoconfiança e a predisposição para buscar o sucesso.

Ao assumir um cargo de executivo na empresa de seu pai, anota os pontos a serem mudados ou readequados, adotando estilos e regras totalmente diferenciadas e atualizadas, fazendo com que a empresa, em pouco tempo, tomasse novos rumos, tornando-se forte e competitiva. Para ele o que a vida oferece de mais fascinante é o aprendizado.

Em seguida ele conta a história desgastante e de difícil travessia de determinada época, no início de 1981, quando uma crise afetou drasticamente a empresa, e não havia meios de diversificar produtos e serviços. O jeito foi demitir cargos de liderança e chefias, descontar duplicatas, fugir dos bancos credores e vasculhar gavetas, procurando documentos para saber o que haviam tratado com os clientes.

Em 1982, com a empresa recuperada, foram sendo negociadas algumas fusões e incorporações.

Para Semler, o segredo para se manter no sucesso está em três estratégias óbvias como: a capacidade de enxergar a necessidade de mudanças, obter a efetiva participação dos funcionários e ter uma linha de conduta administrativa flexível e aberta ás transformações.

O paternalismo existente nas empresas, estruturadas como familiares, impede a evolução administrativa no que se refere á crescente competitividade internacional. Não que a administração familiar seja ruim, quase todas as multinacionais tiveram fundação familiar, mas para expandir se tornaram autônomas.

A principal barreira que as empresas encontram é a insatisfação dos funcionários no que se refere á realização profissional, pois o funcionário fica frustrado ao perceber que é um mero executor de tarefas e que não tem poder quanto ás tomadas de decisão. Outra barreira está relacionada com o lado psicológico e de visão dos funcionários com relação à empresa. Ele destaca também que as pessoas são seu maior ativo, mas para que isto seja verdadeiro, é necessário que a área de recursos humanos seja vista com destaque na empresa.

Quanto ao marketing da empresa, ele fala que marketing adequado é aquele que examina o ambiente externo, procurando mudanças no comportamento das pessoas e inserindo um produto numa necessidade existente ou emergente. Outro fator importante é o respeito com o consumidor. As indústrias no Brasil são acomodadas porque não enfrentam acirradamente a concorrência direta de produtos internacionais, em razão da política que dificulta as importações.

Tudo que o livro relata servem de base para o funcionamento da qualquer empresa. As empresas que não estiverem preparadas fatalmente naufragarão para enfrentar o mercado com esse olhar administrativo, não conseguirá se manter por muito tempo no ranking das mais competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com