TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto Abc Versus Gecon

Ensaios: Resumo Do Texto Abc Versus Gecon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Ciências Contábeis

Disciplina: Introdução à Controladoria

Prof: Dr. Ronaldo Pesente

Resumo Crítico de ABM versus GECON: uma Análise Comparativa, por Giselle Baraúna*.

Luiz Carlos Miranda é Ph.D Program In Agribusiness, na University of Illinois (1997).É Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis da UFPE. Dedica-se ao estudo de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Indicadores de desempenho gerencial, Medição de Desempenho Organizacional, Supply Chain Management, Controladoria.

Cláudio de Araújo Wanderley é Doutor em Management Accounting pela University of Sheffield, US, Inglaterra (2010), é Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE (2002), e teve como Orientador o Professor Luiz Carlos Miranda. Atua principalmente nos seguintes temas: medição de desempenho, indicador de desempenho, abc, balanced scorecard e controladoria.

Juliana matos de Meira é Doutora em Management pela University of Sheffield, US, Inglaterra (2011), é Mestre em Ciências Contábeis pela UNB (2002), e teve como Orientador o Professor Luiz Carlos Miranda. Dedica-se ao estudo nos seguintes temas: indicadores de desempenho, supply chain management, avaliação de performance, ABC e Balanced Scorecard.

O Artigo ABM versus GECOM: uma Análise Comparativa é um dos destaques da vasta publicação dos autores. Foi publicado na Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 93-114, 2003. Este artigo recebeu menção honrosa no XXV ENANPAD (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Administração). O artigo propõe um estudo comparativo entre os modelos de Gestão Baseada em Atividades (ABM) e o Sistema de Informação de Gestão Econômica (GECON). A obra foi organizada em quatro momentos, os quais foram bem escritos e contextualizados, contendo exemplos que facilitam aproximação do leitor com o tema.

No primeiro momento, na “Introdução”, os autores fazem um resgate das mudanças ocorridas no cenário econômico mundial, onde a constante evolução tecnológica e social e a nova ordem política e econômica, vem gerando uma verdadeira guerra pelos mercados consumidores. Com isso, para garantir a sua sobrevivência as empresas estão repensando suas formas de administrar e de controlar seus negócios. Esse contexto explica o surgimento de diversos modelos de mensuração de desempenho, com o propósito de gerenciar as informações que dão suporte a tomada de decisão, de forma eficiente.

Em face dessa perspectiva, os autores indicam a motivação do trabalho e o objetivo que é “realizar um estudo comparativo entre dois modelos de gerenciamento: o de Gestão Baseada em Atividades (Activity Based Management- ABM), desenvolvido nos Estados Unidos na década de 90 e difundido mundialmente a partir dos trabalhos de kaplan e Cooper; e o de Sistema de Informação de Gestão Econômica (GECON), desenvolvido no Brasil, a partir de estudos de Catelli e Guerreiro, da Universidade de São Paulo. Os autores expõe que o trabalho procurará apontar semelhanças e divergências relevantes entre esses modelos gerenciais.

No segundo momento, Revisão Bibliográfica, os autores resgatam o arcabouço de estudos e referências sobre os temas. Incialmente aborda o Sistema de Informação de Gestão Econômica (GECON). “De acordo com Catelli (1999, p.31), o GECON significa administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e da eficiência operacionais”. Os autores enfatizam ainda que o escopo do GECON é voltado para eficácia empresarial, e que ele compreende a integração dos seguintes elementos: modelo de gestão; modelo de decisão; modelo de mensuração do resultado e modelo de informação.

Os autores trazem o conceito e identificam quais as principais características de cada modelo que integra o GECON. O modelo de gestão busca identificar os conceitos relativos aos procedimentos de administração de uma entidade. A definição do GECON começa com a descrição de um conjunto básico de proposições, usadas pelo modelo de Gestão. Desses ofereço destaque ao controle das atividades e garantia de continuidade da empresa, onde o Lucro é a medida de eficácia da empresa. O modelo de decisão tem as seguintes diretrizes básicas: deve incorporar os aspectos comportamentais estabelecidos pelas crenças e valores da instituição; o lucro econômico é visto como a melhor medida de eficácia empresarial e o modelo de decisão deve ser único e está harmonizado com a missão da empresa. O modelo de mensuração GECON é aquele que dá suporte para a determinação do Lucro Econômico, principal medida de desempenho empresarial do sistema. O modelo de Informação, “expõe as características das informações a serem processadas e apresentadas pelo sistema de informação”, pois é a informação que influencia a tomada de decisão.

Após abordarem o GECON, os autores expõem outro modelo de Gestão, que é O Activity Based Management (ABM). Os autores proporcionam uma reflexão sobre o ABC e o ABM, onde exibem que “a finalidade principal do ABC é proporcionar aos administradores informações sobre o custo do produto para análise de lucratividade e outras decisões. O ABM objetiva o gerenciamento das atividades para aperfeiçoamento dos processos de produção e inovação”. O principal sistema de informação do ABM é o ABC. Os autores ainda destacam duas aplicações complementares do ABM: o ABM operacional “fazer as coisas como devem ser feitas” e o ABM estratégico “fazer as coisas que devem ser feitas”.

Outro aspecto importante que os autores abordam na Revisão Bibliográfica é o “Estudo comparativo entre o ABM e o GECON”. O ABM e o GECON são sistemas eminentemente gerenciais, ou seja, o enfoque de ambos é a geração de informações úteis para o processo decisório do gestor interno da empresa. Este dois sistemas não estão preocupados em atender às exigências legais impostas para a geração de relatórios aos usuários externos à empresa. Ambos têm o foco de análise à atividade. Os dois modelos buscam gerenciar os processos que consomem os recursos organizacionais para melhorar o desempenho da empresa como um todo.

Dando continuidade as principais semelhanças encontradas pelos autores nos dois sistemas: a atividade constitui-se como centro de lucro; quanto ao enfoque estratégico sendo que o GECON enfatiza o lado operacional e o enfoque do ABM é o gerenciamento de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com