TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo E Mandamentos Dos 10S

Pesquisas Acadêmicas: Resumo E Mandamentos Dos 10S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

PROGRAMA 10S

O Programa 10S é um sistema de mudança “comportamental de hábito e atitudes” que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudável onde o empregado sinta-se bem consigo mesmo e com os demais.

Os 10s:

1s – SEIRI – Senso de Utilização: Refere-se à identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando, ou dando a devida destinação àquilo que é considerado desnecessário ao desenvolvimento das atividades.

1º Mandamento dos 10s:

I. Ficarás com o estritamente necessário.

2s – SEITON – Senso de Ordenação: Tem como objetivo principal a simplificação, sendo que os materiais devem ser colocados em local de fácil acesso, para que a organização seja facilitada.

2º Mandamento dos 10s:

II. Definirás um lugar para cada coisa.

3s – SEISON – Senso de Limpeza: Consiste em deixar o ambiente de trabalho, equipamentos e materiais sempre limpos, devendo-se investigar as rotinas que geram sujeira, modificando-as.

3º Mandamento dos 10s:

III. Manterás tudo limpo e em condições de uso.

4s – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene: Procura garantir um ambiente não agressivo, livre de agentes não poluentes, com boas condições sanitárias nas áreas comuns, zela pela higiene pessoal e cuida para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.

4º Mandamento dos 10s:

IV. Combaterás todas as causas de sujeira.

5s – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina: Procura garantir que cada um tenha compromissos éticos, técnicos e morais, desenvolvendo o hábito de observar e seguir normas, regras, horários, procedimentos e atender especificações.

5º Mandamento dos 10s:

V. Honrarás todos os compromissos.

6s – SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União: Requer a participação da Alta Direção em parceria com a união de todos os colaboradores, buscando a melhoria e o aumento de produtividade.

6º Mandamento dos 10s:

VI. Serás unido com sua equipe, em busca do progresso e do desenvolvimento.

7s – SHIDO – Senso de Treinamento: Visa qualificar o profissional e engrandecê-lo como ser humano, que passa a ser mais criativo e ter maior empregabilidade.

7º Mandamento dos 10s:

VII. Terás ambição de se qualificar, buscando a melhoria de seu desempenho.

8s – SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate ao Desperdício: Visa a criação de novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços e a contribuição com a prática da reciclagem e com o meio ambiente.

8º Mandamento dos 10s: Contribuirás com as causas socioambientais.

9s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com