TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Amor Sem Escalas

Dissertações: Resumo Filme Amor Sem Escalas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  4.020 Visualizações

Página 1 de 7

2 - A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

2.1 - Sinopse do filme: Amor sem escalas

Ryan Bingham é um elegante homem de meia-idade, trabalha cerca de 320 dias por ano voando por todo os Estados Unidos com a função de despedir pessoas e propor a elas um pacote de benefícios para o início de uma nova etapa em suas vidas. Ryan é satisfeito com sua vida, tanto profissional como pessoal. Passa a maior parte do tempo em aeroportos e hotéis, apenas volta para o quarto que aluga, cerca de 40 dias por ano, os quais qualifica como os piores do ano. Ele também realiza algumas palestras com o título “Mochila vazia” em que propõe que não tenhamos vínculo com nada e nem ninguém, pois assim será mais fácil viver, uma vez que coisas e pessoas tornam a nossa vida mais pesada. Assim Ryan vive sem vínculos, apesar de possuir duas irmãs, Kara e Julie. Fica sabendo que sua irmã Kara separou-se em uma de suas vindas a seu quarto, e sua irmã Julie está para se casar. Kara envia a ele uma foto de sua irmã Julie com seu noivo Bob para que Ryan tire fotos em lugares turísticos, já que eles não têm condições financeiras para viajar em lua de mel.

Como Ryan viaja muito, ele economiza suas milhas para fazer parte do seleto grupo das pessoas mais viajadas do mundo.

Seu chefe Craig Gregory telefona e pede a ele que esteja no fim de semana na sede da empresa para uma reunião importante.

Ryan, em uma de suas viagens, conhece Alex, uma mulher de 34 anos, loira, dos olhos claros e linda. Eles têm uma noite romântica e ela propõe que eles se encontrem esporadicamente, sem vínculos, nem obrigações de relacionamento; é assim que Ryan gosta e tem como princípio para sua vida, então eles passam a se encontrar eventualmente, uma vez que Alex também tem sua vida entre aeroportos e hotéis.

Quando Ryan vai para a reunião em sua empresa, fica sabendo que seu chefe Craig irá implantar a ideia de uma jovem que acabou de sair da faculdade, Natalie, que consiste em realizar a dispensa dos funcionários virtualmente, economizando assim despesas com voos e hotéis. Ryan fica inconformado com a notícia e propõe a Natalie que conheça melhor o trabalho que ele realiza, pessoalmente, antes de colocar em prática a proposta. Assim eles passam a viajar juntos, a intenção de Ryan é de que Natalie aprecie a situação de stress de uma demissão, e que ela mesma a realize e também possa se aprimorar quando implantar o sistema de demissões virtuais; em uma das demissões que Natalie realiza, uma moça ameaça pular de uma ponte perto de sua casa, Natalie fica comovida.

Ryan tem alguns problemas emocionais com Natalie, uma vez que ela foi abandonada pelo namorado, e Alex ajuda Ryan a conversar com ela. Ryan e Alex passam a se ver com mais frequência e ele a convida para ir ao casamento de sua irmã, pois não conhece os convidados, nem mesmo o noivo, não tem vínculo com suas irmãs, mas não quer ficar só. Eles passam por vários momentos felizes.

No casamento, o noivo quer desistir, e sua irmã Kara pede a Ryan que converse com Bob, ele pede que Bob se lembre dos momentos mais felizes de sua vida... e pede para analisar se nestes momentos, ele estava sozinho, então Bob decide casar-se.

O sistema de demissão virtual é implantado, e Ryan para de viajar.

Ryan começa a rever seus conceitos, pois sente falta de Alex ao seu lado, desiste de continuar ministrando suas palestras. Ele vai à casa de Alex e descobre que ela tem família e que somente decidiu passar algum tempo com ele para quebrar a rotina de sua vida, como ela mesma propôs, seria um relacionamento sem vínculo. Ryan fica desapontado, frustrado, decepcionado.

Seu chefe Craig informa Ryan que uma das pessoas demitidas, suicidou-se pulando de uma ponte, e solicita dados sobre a mulher, mas ele diz que não se lembra, pois são muitas pessoas demitidas por ele. Natalie pede demissão da empresa e Ryan a ajuda em sua recolocação no mercado de trabalho. Ryan, em de seus voos é homenageado como sendo uma das pessoas mais viajadas do mundo e passa a integrar o seleto grupo das “pessoas mais viajadas o mundo”, mas já não dá mais muito valor a essa ocasião, e transfere metade de suas milhas para sua irmã viajar com seu cunhado pelo mundo.

A empresa suspende a implantação da inovação e Ryan volta a voar...

2.2: Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

a - No início do filme, o ator Ryan (contratado por uma empresa para efetuar demissões de outras empresas) tem uma profissão antiética, pois entende-se que as pessoas dispensadas sem justa causa por agentes que não tem conhecimento do funcionamento da organização, dos serviços prestados pelos funcionários, e em alguns casos funcionários com mais de 30 anos de serviço na mesma função, são empresas que não tem nenhuma afinidade e ética com quem os serviu durante anos.

b - Natalie entrou nesta empresa que presta serviços de demissões para inovar, sugerindo efetuar as mesmas virtualmente, fazendo a dispensa do funcionário via computador, assim diminuiria as despesas com viagens e hospedagens, isto é antiético, pois o maior bem de uma empresa são as pessoas.

c - Em Wichita, Natalie pede para Ryan deixá-la fazer a próxima demissão, e era a vez da Sra. Barnes, que ao ser demitida questionou Natalie sobre os pacotes oferecidos pela empresa após sua demissão. Na verdade esses pacotes eram ilusórios, sendo também antiéticos, a Sra. Barnes falou que acreditava sim em seus planos e Natalie não precisava se preocupar com ela, pois já tinha um plano em mente: este plano seria pular de uma ponte, o que realmente fez posteriormente. Assim observa-se que não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos, é vital que o agente da demissão seja solidário, que haja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.

d – Ryan ministrava palestras em que usava uma mochila vazia para fazer uma comparação com nossas vidas e demonstrar que ela é muito difícil de carregar se a enchermos com muitos compromissos e apegos, por isso é melhor deixá-la vazia, isto é, sem moradia fixa, sem amigos, sem família, um total desapego às coisas materiais e sentimentais, pois tudo isso prende as pessoas a obrigações; porém ele mesmo não conseguiu manter esta convicção após conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com