TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Geotecnia

Artigos Científicos: Resumo Geotecnia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo De Geotecnia

Exames: Resumo De Geotecnia

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: rafael_jsa 10 outubro 2014

Tags:

Palavras: 1039 | Páginas: 5

Visualizações: 24

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Introdução

Entender os fundamentos da geotécnica é de enorme importância principalmente para os campos da engenharia, dentre elas a civil, pois todas as obras de engenharia apóiam-se no solo. ter conhecimento nessa área é fundamental para se ter sucesso em fundações e qualquer obra em solo.

dentro da geotécnica existem algumas subáreas, dentre elas fundações e obras de terra, fundamentais para qualquer obra seja ela de pequeno ou grande porte. Obras de terra é qualquer obra que utiliza o solo como elemento construtivo, já as fundações respondem pela sustentação de uma construção suportando toda a carga desde lajes e alvenarias, ate as vigas e os pilares.

1 - Fundações

A geotécnica é importante para identificar os tipos de solo e saber o comportamento e reações diante as ações humanas e da própria natureza.

Para se fazer as fundações é necessário ter esse conhecimento de onde se vai construir, pois cada tipo de solo requer um material especifico com características capazes de suportar a obra.

Podemos dividir as fundações em rasas ou diretas, e as fundações profundas; fundações rasas estão compostas por blocos de fundação, sapatas, radier e baldrame. Fundações profundas foram subdivididas em estacas, tubulões e caixões.

1.2 - Fundações rasas ou diretas

São elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, em que a profundidade é inferior a duas vezes a menor dimensão.

estão subdivididas em: Blocos de fundação; onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo.

1.2.1 - Sapatas de fundação: bloco Construído com concreto armado, que ao contrario dos blocos de fundações, necessitam de armadura para suportar a tensão da tração.

1.2.2 - Fundação em Radier: é uma laje de concreto armado, que distribui a carga total da edificação uniformemente pela área de contato, que distribui toda a carga da edificação para o ter

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

reno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial.

1.2.3 - Baldrame: conhecida como viga de fundação, apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, sendo este o elemento que transmite a carga para o solo ao longo de todo seu comprimento.

1.3 - Fundações profundas

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com