TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gta

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Gta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO CAPÍTULO 06 – ANTROPOLOGIA EMPRESARIAL F´SICA E ORGANIZACIONAL. EVOLUÇÃO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS.”

A humanidade passou de uma era de sociedade agricola para a era da industrialização após a 1ª Revolução Industrial.

A ordenação e o agrupamento de atividades e recursos é a definição de organização em administração de empresas.

A disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si e que funcionam com estrutura organizada é a definição de sistemas.

Com relação à administração de empresas, os métodos estão relacionados às rotinas de trabalho ou à forma como o organizamos.Tem como objetivo estudar e entender um sistema para propor melhorias.

Processo é a maneira que se realiza uma operação segundo determinados procedimentos e tecnologias. Independentemente do trabalho e da área de atuação, toda empresa tem que ter como missão básica, saber entender às necessidades dos clientes.

Visão define aonde a empresa quer chegar, a direção que pretende seguir e o que ela quer ser, em um determinado período de tempo.

A Organização e Métodos continua a existir, com a incorporação do conceito de Sistemas, passando a integrar toda a empresa em um grande sistema.

Certamente a grande novidade, em termos básicos, refere-se à redução da estrutura própria, cada vez mais as empresas estão ficando mais horizontais ou mais terceirizadas.Em muitos casos, existem tantas empresas terceirizadas, que se contrata uma quarta empresa para administrar estas terceiras.

Manual é todo conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidaos e cumpridos pelos executivos e funcionários da empresa. Os manuais são documentos que devem seguir algumas normas de formatação e conteúdo previsto pela ABNT.

Muitos pesquisadores já apontaravam para novs formas de se estruturar uma empresa, embora na época nçao se soubesse como deveriam ser essas novas estruturas.

Micro e pequenas empresas existem há muito tempo, principalmente na área de comércio de rua e prestação de serviços. grandes empresas reduziram seus tamanhos, devido às evoluções tecnológicas, dando oportunidade para que micro e pequenas empresas ou empresas de pequeno porte, passassem a existir, para abastecer as grandes empresas.

Na gestão de produção uma grande novidade é o consórcio modular.O primeiro consórcio modular, surgiu no Brasil, na industria automobilística.O consórcio obedece a normas técnicas rigorosas.Ele busca também redução nos custos de produção, conferindo maior qualidade ao produto final.

Terceirização significa repassar para terceiros uma ou mais atividades de uma empresa.Em termos empresariais, podemos dizer que é o repasse de uma atividade - meio a terceiros.Antes de a empresa se propor a terceirizar alguma atividade, deve avaliar e definir se esta é considerada atividade-meio ou não.

Empreendimentos coletivos, entende-se a união de empresas e pessoas, dentro do conceito do associativismo.

As empresas qualificantes, são as que se enquadram no conseito das organizações que aprendem, que agem de forma cooperativa. Permitem que os trabalhadores invistam em projetos de melhorias permanentes, não como um estoque de conhecimentos pessoais a ser preservado, mas, como uma ação, ao mesmo tempo pessoal e coletiva.

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO CAPÍTULO 01 – A ADMNISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS - LIVRO: “INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

A administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana, e o homem e seu esforço cooperativo é parte fundamental, é a base da sociedade.

A administração deve saber fazer com que as pessoas trabalhem de maneira eficiente e eficaz. Em qualquer área, em qualquer ramo, a pessoa tem papel fundamental, pois elas trabalham em conjunto para atingir os objetivos traçados pela empresa.

Os avanços nos conhecimentos humano e tecnológico são importantes, mas serão insuficientes se o administrador não souber a melhor maneira de colocá-los em prática, se esses conhecimentos não forem transmitidos às pessoas, enfim, se os recursos não forem bem aplicados.

A execução das atividades das pessoas dentro das empresas deve ser feita por meio da cooperação para que seja possível serem alcançados os objetivos traçados pela administração, e ela é parte fundamental para definir a melhor forma como essas atividades são feitas.

Conforme o tamanho e complexidade das empresas e suas atividades, surgiu a necessidade de uma teoria da administração, que oferecesse modelos e estratégias para a solução dos problemas empresariais.

CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

Em seu sentido literal a palavra administração significa: “aquele que presta um serviço a outro”. Contudo, atualmente esse sentido foi modificado ou ampliado para o de transformar os objetivos propostos em ações por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização para alcançar os objetivos da melhor maneira possível, de modo que garanta a competitividade e consistência no atual mundo dos negócios.

O conteúdo e significado da administração sofreram grandes alterações, que variam conforme o autor e escola que são analisadas. As escolas e os enfoques que elas dão (tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade) não podem ser desprezados e podem ser aplicados até hoje, conforme as necessidades das empresas.

O ESTADO ATUAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

As teorias administrativas e seus enfoques, cada um deles surgiu e resolveu os problemas das empresas em determinados momentos na história. Esses enfoques ainda podem ser aplicados e cabe ao administrador conhecer cada um deles para sempre tomar as melhores decisões conforme as necessidades da empresa.

Cada enfoque não deve ser analisado separadamente, eles se relacionam e são influenciados uns pelos outros. O ideal é integrar cada um deles dentro da organização.

Cada nova situação faz com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com