TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Hexagrama - Síntese

Ensaios: Resumo - Hexagrama - Síntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo – Hexagrama – Síntese

O hexagrama – síntese mostram as várias teorias educacionais que existem e seus autores, mas o seu objetivo não é eleger o melhor e sim usar o conhecimento de cada uma delas na nossa experiência pessoal de vida .

A teoria de Alfred North Whitehead diz que a educação deve ser útil, com isso ele quer dizer que devemos sempre utilizar o conhecimento aprendido não importando qual seja seu objetivo na vida.

Ele também afirmava que a arte da utilização do conhecimento é algo difícil de comunicar, mas continuava dizendo “ É claro que será difícil! Se fosse fácil, o livro deveria ser queimado…”.

A teoria de inteligências multiplas de Howard Gardner é baseada em três proposições básicas. A primeira é “ As pessoas não são iguais”. A segunda diz que um processo educacional funciona de maneira eficiente se as diferenças forem levadas em consideração. A terceira proposição diz que não é possivel tratar todas as pessoas se baseando numa única dimensão de inteligência.

A partir daí Gardner estabelece um conjunto de inteligências que são: linguística, lógica-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal e intrapessoal.

Em 1999 ele acrescenta três novas inteligências: inteligência naturalista, inteligência espiritual e inteligência existencial. A teoria de Gardner traz para análise uma série de capacidades das pessoas que antes não eram consideradas. Ele dasafiou a crença de uma inteligência unidimensional, o que nos faz pensar em uma questão: O que se pode ser feito para que tais diferenças possam se tornar centrais ao processo de ensino e aprendizagem?

O conceito de Paulo Freire é da consiência critica, no seu ponto de vista os métodos tradicionais de educação são e foram feitos para domesticar, onde torna pessoas que tem um potencial brilhante em monótono burográtas.

A estratégia de Freire para conseguir uma consciência critica seria a aprendizagem baseada em técnica de solução de problemas, ao que Freire chama de educação problematizante.

Já Peter Senge foi quem melhor definiu o conceito de organização a aprendizagem, onde ele diz que a organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.

Peter Senge propõe cinco componentes como integrantes da organização de aprendizagem: o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão compartilhada, a aprendizagem em grupo e o pensamento sistêmico.

Daniel Goleman procura com a sua teoria de inteligência emocional trazer inteligência para a emoção. Seu modelo do que significa ser inteligente coloca a emoção no centro das atitudes necessárias para a aprendizagem do bem-viver.

Goleman usa o termo flow ou fluxo, e que ele nos aprensenta como um modelo para educação.

O flow trata-se de um estado da estática emocional,salvo de um sentimento motivacional.

Por último, mas nem por isso menos importante temos o método desenvolvido por Sócrates chamado de Maiêutica.

Sócrates desenvolveu esse método com o objetivo de possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo.

A Maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas, são questionamentos sistemáticos e o dialogo mestre-discípulo. Os questionamentos do mestre, acompanhada da compreensão dos alunos, fará que desse inter-relacionamento pessoal se consiga chegar a aprendizagem desejada. O método da Maiêutica mostra a importância do papel do mestre, ele não é meramente um fornecedor de informações, mas de alguém que contribui para que seus discípulos sejam capazes, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com