TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Historia da Zootecnia

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  2.336 Visualizações

Página 1 de 2

História da Zootecnia

A criação de animais domésticos se deu inicio na Idade da pedra, 7000 anos antes de Cristo, o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário passando a criar e cultivar seu alimento, porem até o século XIX foi feita de uma forma empírica. As dificuldades de criação logo aparecem, quando o homem percebe que tem que alimentar essa criação como a si próprio, diariamente. Foi por meio de tentativas e observação que ele encontrou animais que pudessem ser domesticados.  Porem o animal buscava sempre um novo pasto, migrando de região, foi quando se veio à percepção de que seria mais fácil aprisiona-los.

Poucas culturas não avançaram na criação de animais para fim de alimentação e vestuários, ficando presos na idade da pedra (os nossos índios), porem todas as que se utilizara da criação animal avançou e fazem isso ate hoje.  Porem a criação não tinha tanto avanço, pois faltava uma sistematização e analises cientificas como já tinha acontecido na pecuária, naquele tempo. Os animais eram simplesmente agrupados  ou apenas utilizado como força animal, e o criar é muito mais complexo, necessitam de atenção, cuidados, proteção e alimentação.

O termo Zootecnia foi proposto por Conde Gasperin quando ele procurou separar a as técnicas de cultivos de plantas com as de criação animal, ZOO do Grego a animal e TECHNE a técnica. Mediante concurso no ano de 1849 um jovem por nome de Emile Baudement apresenta uma tese que  consiste em:  “Animal doméstico como uma máquina viva transformando e valorizadora dos alimentos”,  tese que é usada ate hoje como fundamento da Zootecnia.

A zootecnia avança desde 1844, por meio de pesquisas e analises, utilizando novos tipos  sistemas, e manejo por exemplos, para manter as necessidades humanas de alimento e produtos. Mostra a importância de que cada dia seja estudada e valorizada, buscando avanços e melhorias, seja na criação animal de um pequeno produtor ou de uma indústria.  O fundamental é que toda técnica utilizada por meio de um zootecnista gere um custo beneficio e sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com