TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Introdução à Educação

Ensaios: Resumo Introdução à Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO CAPITULO I

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO

Para se entender educação é necessário observá-la no seu trajeto histórico. Entender as influências que já recebeu, dos embaraços a que ainda não conseguiu resolver e dos avanços conquistados ao longo do caminho. A idéia da autora é expor no capitulo conceitos ligados ao tema educação. No capitulo educação é conceituada remetendo-se a duas raízes latinas: educare (alimentar, cuidar) e educare (tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado). Dessa forma pode definir educação como um conjunto de ações destinadas a cuidar do crescimento e da transformação saudável de um individuo, na sua integridade, isto é, nas suas várias dimessões (física, intelectual, espiritual,social,efetiva,ética,etc).

É citado no texto 03 conceitos de educação, são elas:

Educação formal – é aquela que possui uma forma, sendo intencional e planejada para acontecer em um lugar especifico. A escola tipifica a educação formal.

Educação não formal – manifesta-se por ações educativas intencionais, porém sem estrutura e planejamento rigoroso.

Educação informal – é a educação natural que aparece como produtos das influências que o homem recebe do meio em que vive. Exemplo a família, que produz efeito educativo sobre o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos.

Embora se entenda que a educação sozinha não possa formar o homem completo, nem construir uma sociedade desejada, é necessário admitir que ela pode fazer,dependendo do nível de comprometimento ,lucidez e capacitação dos seus agentes.

A autora ressalta que a prática educativa situa-se no tempo em que ela é realizada. A educação é pratica social histórica, ou seja, relaciona-se às pessoas a quem se destina e insere-se na comunidade dessas pessoas. É comum os professores se preocuparem com as ferramentas e aparatos técnicos. Esquecendo-se de procurar conhecer as necessidades dos seus alunos, as emergências reclamadas e as demandas da sociedade. É colocado no capitulo a necessidade de olhar para o tempo, mas faz-se imprescindível olhar para as pessoas.Portanto a complexidade pedagógica pede não só conhecimento cientifico do professor como também o chamado conhecimento virtuoso, ou seja , esse conhecimento é constituído por disposições voluntárias ,para um fazer moral, voltado a pratica do bem.

No texto ainda a autora fala sobre os impactos da educação na vida do homem. Ressaltando que um homem educado consegue desenvolver maior sensibilidade para entender a si mesmo e a seus semelhantes. Tem condições de mudar a sua maneira de agir, controlando seus sentimentos e instintos.

A educação tem potencial para propiciar maturidade,bom senso para libertar de ignorâncias,para ajudar a construção de uma Cidadania digna e participativa.Ou seja, as pessoas mais educadas engajam-se na luta pela justiça social,pela preservação e exercício de direitos,pelo banimento de arbitrariedade e corrupções.Por esse motivo ao longo dos anos as finalidade da educação foi se transformando.

Na mentalidade dos educadores do passado, a educação deveria ter como finalidade aperfeiçoar o ser humano e trazer-lhe possibilidade de vida bem sucedida e feliz. Nos nossos dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com