TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Metanóia

Trabalho Escolar: Resumo Livro Metanóia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO METANÓIA

Lucas estava passando por dificuldades em sua empresa a Firec. Dia pós dia o trabalho era feito apenas para quitar as dividas quase que não gerando lucros, a situação estava difícil. Certo dia ele bate seu carro no veiculo de um homem chamado Jefferson, para resolver a situação eles trocam cartões, nem sabia ele que essa batida iria mudar o rumo de sua empresa e também de sua vida.

Para acertar as contas sobre o estrago que ele havia feito no carro de Jefferson Lucas pega o cartão que havia recebido e percebe que no cartão consta líder educador. Lucas o visita, e acaba por contar os problemas de sua empresa, Jefferson prestativo o escuta e lhe fala que o que estava acontecendo com a Firec fala que a empresa tinha que ser única no mercado e que Lucas necessitava de uma metanóia (mudança de visão, pensamento sobre determinado assunto). Após esse encontro Lucas reflete bastante sobre as palavras escutadas e viu que seria uma possível luz no fim do túnel. Ele liga para Jefferson e desabafa novamente sobre sua situação, após isso Jefferson lhe da o conceito de ciclo de sobrevivência e prosperidade, no qual um se trata de visualizar um mercado escasso o outro se trata de um mercado abundante, Lucas percebe que sua empresa se encontra no ciclo de sobrevivência, que como o próprio nome diz a empresa apenas faturava o suficiente pra se sustentar, após isso Lucas parte numa “viagem” rumo ao conhecimento com outros lideres educadores.

Entre todos esses acontecimentos sua vida pessoal também não ia bem, ele se dedicava quase que inteiramente ao trabalho sobrando pouco ou quase nenhum tempo para a sua esposa Joana, o que a levou a deixá-lo.

A partir daí motivado por pensamentos otimistas em relação a empresa e sua esposa, Lucas abre sua cabeça para novas idéias, começa aprendendo que antes de todo é necessário ter uma visão, visualizar um possível cenário para empresa, a partir disso, focar nos clientes que se encaixam no cenário construído pela empresa de modo a atender as necessidades dos mesmos. Com todas essas informações Lucas cria a rota do ouro que seria um resumo de suas aprendizagens, e leva para sua empresa, ele explica para seus colaboradores, mas não consegue convencê-los, falam “isso é balela”, “é bonito na teoria”, e desanimado começa a pensar isso também até que Soraia vai ao seu escritório e lhe confere seu apoio, fala que concorda mais ainda falta algo, e lá ia ele em busca desse algo.

Ele recomeça sua jornada de aprendizagem, e começa a entender que seus colaboradores tinham que conhecer as necessidades dos clientes, os objetivos da empresa, e se envolver com isso. Lucas como líder teria que ser o grande incentivador desse processo dando confiança a sua equipe, os incentivando a dar idéias e compartilhando os valores da empresa. Aprende ele também que a empresa é formada por pensamentos e sentimentos, que os humanos que ali tralham não sua como as máquinas com um padrão linear, elas variam oscilam de humor, ele teria que conhecer seus colaboradores para saber do que cada um é capaz ,e se certificar de que todos compartilham o mesmo valor que empresa, pois mesmo que os colaboradores tenham divergências todos trabalharão por um mesmo objetivo.

Depois disso Lucas resolve que era hora de fazer um nova reunião, dessa vez ele consegue a adesão de quase todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com