TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Nosso Iceberg Está Derretendo

Trabalho Escolar: Resumo Livro Nosso Iceberg Está Derretendo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Livro “NOSSO ICEBERG ESTÁ DERRETENDO”

Autor: Kotter, John

O livro conta a história de uma Colônia de 268 Pinguins que viviam em um ICEBERG na Antártida há muitos anos, faziam sistematicamente sempre as mesmas coisas e sabiam que tinham que se manterem sempre juntos para sobreviver.

No entanto um pinguim da colônia (FRED) muito observador percebe rachaduras e uma grande caverna de agua que poderá se tornar um grande problema destruindo seu habitat e com isso também podem perder muitos integrantes de sua colônia, mas quase ninguém lhes dá ouvidos.

Certo dia Fred o pinguim observador procura Alice (integrante do Conselho da Colônia) para expor a situação e pedindo ajuda para que possa apresentar a situação a todos os membros do Conselho e assim tentarem salvar sua colônia de um possível desastre, alguns integrantes se convencem inclusive o Chefe Louis e então iniciam uma investigação mais detalhada sobre o assunto.

Como em toda a Organização no grupo (Conselho) tinha membros completamente avessos a mudanças neste caso NO NO que era totalmente contra as ideias de Fred e tenta de todas as formas boicotar qualquer processo de mudança, no entanto com o apoio dos envolvidos a história tem um final feliz , graças as estratégias de Fred e de todos os lideres que o acompanharam e enfrentaram os obstáculos para salvar sua Colônia.

Mesmo em meio a muitas resistências por parte de alguns, que tinham medo de se arriscar e adotar o novo a maioria decidiu participar e então toda a colônia pode viver um momento importante de transição na vida de todos (velhos, jovens e crianças) alcançando assim êxito mudando de local, estilo de vida e proporcionando para as gerações futuras melhores condições e, qualidade de vida.

Um item muito importante dentro desta história é o de que a MUDANÇA é um processo constante e que nós todos precisamos vencer nossos medos, rever nossas crenças, enfrentar pessoas negativas, mas sem deixa-las para trás, pois neste caso até o NO NO foi convencido a acompanhar o grupo durante a mudança apesar de suas crenças negativas.

Outro item que chama atenção está na participação e a na liderança de quem tem o poder, como foi o caso de Louis o chefe dos pinguins que aceitou o desafio de investigar a situação e não deixar que sua Colônia acabasse.

A adaptação às mudanças é hoje uma condição indispensável para a sobrevivência das pessoas e das organizações e mais ainda para o seu sucesso na economia, até porque quem consegue se adaptar a esta condição com certeza é recompensado e a busca pelo que se quer nem sempre é fácil, ou seja, empecilhos e osbstáculos sempre existirão em nossos caminhos e muitas vezes precisamos sim traçar novas rotas para atingir nossos objetivos.

Itens que gostaria de reforçar com base na leitura realizada que fazem parte de um processo para a mudança:

• Trabalhar em equipe

• Delegar atividades

• Respeito às diferenças

• Ouvir e envolver os outros

• Dar exemplo

• Flexibilidade

• Empatia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com