TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro O Noviço

Artigos Científicos: Resumo Livro O Noviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 5

O noviço

Autor: Martins Pena

O livro fala de Ambrósio que se casa com Florência, somente por ela ser rica e viúva, então ele se torna padrasto de Juca e Emilia, e também tinha Carlos, sobrinho de Florência que estava sob sua guarda legal. Florência era cegamente apaixonada por Ambrósio, ela o achava o marido perfeito, sentia que era muito feliz em ter se casado com uma pessoa que a amava de verdade e não se importava com seu dinheiro.

Ambrósio então se aproveita da influência que exercia sobre Florência que dizia amém para todos as suas exigências, assim conseguiu que ela mandasse Carlos para um convento assim a herança do menino ficaria com sua tia, Florência era uma mulher que gostava de satisfazer suas próprias vontades, e se valendo disso Ambrósio também conseguiu que a esposa mandasse seus filhos também para o convento assim eles não precisariam gastar com eles.

Mas Carlos era um rapaz arteiro, e odiava o convento, aprontou muito por lá, a e acabou fugindo, em uma de suas fugas acabou falando com Emilia, os dois se declaram um para o outro, e Carlos falou a Emilia que não estava certo eles serem obrigados a seguir carreiras que não queiram.

Certo dia Carlos viu chegar na casa uma mulher que se chamava Rosa, ela era a primeira esposa de Ambrósio, ele a tinha abandonado havia seis anos, assim que soube que Ambrósio estava vivo viajou do Ceará até a corte em busca do marido traidor.

Carlos falou com Rosa, agora ele tinha como se livrar dele, pois ele sabia que foi mandado á força para o convento por culpa de Ambrósio.

Quando todos voltaram à sala antes de saírem para a missa, Carlos enfrentou com humor ao marido da tia dizendo que não voltava ao convento e ainda lhe mostrou Rosa, que estava fechada em um quarto. A reação dele foi tomar Florência e Emília e sair correndo com elas porta afora. Nisso, meirinhos e o padre mestre do convento vieram buscar Carlos e ele, muito esperto, trocou suas roupas com Rosa, com o pretexto de que viriam buscar a ele e isso impediria que ela fosse levada. Assim, ele vestido como mulher ficou e a pobre com a roupa de frade foi levada ao convento.

Nesse momento, Ambrósio voltou à casa e vendo Carlos vestido com as roupas de Rosa começou a falar-lhe, afirmando que fosse embora porque senão a mataria. Então Carlos se revelou e viu o marido da tia negar que tinha outra esposa, mas assim que ele mostrou a certidão de casamento, Ambrósio já mudou o tratamento com o rapaz. Seguidamente, os dois fizeram um acordo. Carlos, Emília e Juca estavam livres do convento, ele se casaria com a prima e teriam o dinheiro que lhes pertencia. Somente assim ele não falaria nada e depois até entregaria a certidão a Ambrósio.

Neste tempo, a tia e a prima voltaram para casa. Florência assustou-se ao ver Ambrósio falando com outra mulher dentro de sua casa. Mas logo eles se explicaram, Carlos se revelou a elas e falou que os dois estavam a ensaiar uma comédia para divertir a família e que, conversando, Ambrósio viu que o convento não era a melhor opção para os jovens da casa. Carlos deveria sair do convento e se casar com Emília, pois era claro que se amavam.

Florência, que acatava a tudo que o marido dizia, acabou por aceitar. A esse momento o padre mestre chegou e contou que vieram buscar Carlos e acabaram por levar uma mulher que estava vestida de frade e que isso foi um escândalo dentro do convento. Durante essa narração, Ambrósio não parava de perguntar sobre a tal mulher. A resposta deles ao padre foi dizer que Carlos não seria mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com