TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Neocolonização

Artigos Científicos: Resumo Neocolonização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos (GRH), como campo pratico na administração de empresas desenvolveu-se rapidamente no Brasil. Tem como objetivo apresentar a evolução nos últimos 60 anos, foram analisados dois períodos de 1950-1980 chamado de colonização, e 1980-2010 chamado de neocolonização.

Para a colonização e neocolonização no Brasil foi analisado o segundo capitulo de um do Livro Uma curva no rio, escrito por Naipaul, onde um comerciante mulçumano não demostra apego a memória e a falta de sentido histórico do seu povo. Nesse sentido os europeus podem ser visto como donos da história que regem o povo segundo suas regras, ou como preservadores da memória do povo.

O objetivo deste ensaio é apresentar uma analise sobre a evolução do campo prático da GRH no Brasil. No Brasil foi desenvolvido a partir de um movimento de colonização de estrangeiros, nesse movimento surgiu o management ou managerialism ideologia e conjunto de praticas administrativas em seu movimento neocolonizador.

A década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo processo de modernização no país. Já a década 1980 foi marcada pelo processo de democratização que abriu espaço para a liberdade econômica na década de 1990.

Para cada período há um contexto politico, econômico e mudanças na estrutura do GRH.

O período que se seguiu o termino da Segunda Guerra Mundial, foi marcado pelo desenvolvimento econômico em todo mundo. No Brasil o governo promoveu a criação das industrias e deu inicio as obras de infraestrutura no país. As empresas multinacionais passaram a investir no país.

O inicio da década de 1960 foi marcado por uma turbulência politica interna do país, na qual levou ao golpe militar em 1964.

Grandes investimentos foram feitos na infraestrutura dos setores de energia, telecomunicações e transportes. Esse modelo foi adotado com base nas grandes empresas públicas, multinacionais e privadas nacionais que operavam em um mercado controlado pelo Estado.

O período de 1950-1980 também teve grandes mudanças na GHR, com dois agentes relevantes: empresas multinacionais e escolas de administração.

O período de 1950-1980 chamado de colonização, foi marcado pela urbanização, modernização, e a introdução de praticas da GHR como recrutamento e seleção, treinamento, capacitação, desenvolvimento e gestão da carreira, isso significa que a GHR tem um papel importante nas empresas a na melhoria das praticas administrativas do trabalho.

De acordo com Pollitt (1990) o managerialism é uma ideologia porque forma crenças e praticas para a resolução de problemas sociais e econômicos. Já a ideologia do management incorpora modelos e praticas de GHR.

O período de 1980-2010 embora tenha sido marcado pelo alto desenvolvimento econômico também foi marcado pela desigualdade social. Após a crise do petróleo acarretou na paralização econômica e desemprego.

1980 também foi marcado pela troca do regime militar para o regime democrático, o

abriu espaço para as reformas econômicas tempos depois.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com