TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - O Desenvolvimento De Uma Criança‏ - Melanie Klein (1921)

Artigos Científicos: Resumo - O Desenvolvimento De Uma Criança‏ - Melanie Klein (1921). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

O desenvolvimento de uma criança

Melanie Klein - 1921

EPP - Escola Paulista de Psicanálise

ISF Instituto Sándor Ferenczi

Grupo de Leitura Melanie Klein

Moderador: Marcelo Manzano

Aluno: Eliane Ap. Lima Gonçalves

07/Fev/15

Esse resumo tem como objetivo trazer os principais destaques dessa fase inicial de Melanie Klein (1921) que demonstram que seu artigo traz importantes contribuições.

Esta obra é datada de 1921, primeiro artigo de Melanie Klein que até esse momento ainda era bastante Freudiana.

Suas conclusões e a base da análise ainda eram muito baseadas na 1a. tópica. Até esse momento Freud ainda não havia publicado a 2a. tópica a Teoria do Ego e o Id e nem Sintomas da Ansiedade e Inibições.

Ainda que tendo como base a 1a. tópica, aqui, Melanie Klein, já começa a pensar em dualidade,  em seio bom e seio mal, pênis bom, pênis mal. É o inicio do pensar Kleiniano.

Entre 1921 e 1927 foram escritos os melhores artigos de MK em relação a inibição de crianças.

Melanie Klein acredita que a mente da criança já possui, por si só, forte tendência a repressão. Esclarecer suas dúvidas em relação a sexualidade nesse momento, vai fazer com que essas repressões sejam amenizadas. 

Caso Fritz

MK defende que na criança há uma repressão natural - tendemos a reprimir o que não conseguimos compreender e estamos inseridos em um ambiente que contribui para isso. Ainda nos dias de hoje há repressões bem intensas.

Melanie Klein acredita fortemente que Falar com a criança sobre a educação sexual, vai ajudar no desenvolvimento da capacidade intelectual.

Acredita que fazer uma psicanálise didática ajudaria no desenvolvimento intelectual. Freud não gostava dessa premissa de "dar aula aos pacientes" - essa psicanálise didática.

Ela defende que a educação deve ser baseada na franqueza, porque evita-se a repressão e sofrimento desnecessário e estabelece as bases da saúde, equilíbrio mental, um desenvolvimento favorável do caráter e capacidade intelectual. Chega a essa conclusão com base na experiência no tratamento de Fritz.

Foi possível acompanhar o desenvolvimento e a evolução do pequeno Fritz e sua curiosidade natural aflorando ao longo de seu crescimento. Desse caso o que posso destacar:

- Teve um desenvolvimento normal, mas um pouco mais lento do que as crianças da mesma idade.

- Em um primeiro momento Fritz parece ser movido somente pelo ID (satisfazer seu prazer), mas, aos 4 anos e meio seu desenvolvimento mental acelera e ele entra na fase da onipotência - "Posso tudo, sei fazer tudo" e começa a dar seus primeiros passos em busca do entendimento de que há outras pessoas e coisas no mundo - descoberta de que é um ser no mundo, "Quem sou?, Quem são vocês? De onde eu vim? De onde vem os bebês?".

- Começa a criar um laço de confiança com a mãe, que, ao responder suas inúmeras perguntas de modo claro e franco, o faz pensar. Com base nas confirmações que ele próprio faz junto a outras pessoas (testes de realidade), ele passa a cada vez mais se aproximar da mãe.

- A repetição ocorre com frequência para aquelas perguntas onde Fritz ainda não consegue entender, isso ocorre como tentativa de compreensão da realidade.

- Quando sua mãe dá uma resposta diferente que seu pai Fritz faz uma nova descoberta: “as pessoas podem ter opiniões diferentes sobre um mesmo assunto”.

É incrível como há tantas coisas acontecendo na cabeça de uma criança, aos 5 anos. Seu mundo ainda é tão restrito, sua curiosidade tão perene e, avaliando o relato de Melanie Klein, podemos perceber claramente o impacto que geramos a partir de nosso comportamento, como adultos, frente a seus questionamentos tão inocentes e relevantes.

O terceiro período

Principais pontos:

- Entrada na fase de Testes de Realidade

- Começa a ter noção de dinheiro. O que é, para que serve, o que se faz para ter.

- Desperta a noção de tempo e espaço, identificação de limites (o que pode e o que não pode) e a perda da onipotência.

Aqui, continua o processo de descobrimento do mundo e como tudo funciona. Fritz continua com um batalhão de perguntas constantemente, mas, segue um rumo um pouco diferente dos períodos anteriores.

Nesse momento ele ainda volta ao tema do nascimento, mas, com uma abordagem diferente, querendo incluir outras descobertas nesse mesmo processo de nascimento com perguntas como “o cachorro também é feito dentro da mãe dele?”

Se inicia efetivamente o período dos Testes de Realidade.

Fritz sempre parte da comparação com sua mãe, para tudo que está aprendendo. Gera identificação com a mãe e as vezes dá a impressão de que ela é o centro de tudo, como um ponto de partida. O que acontece com ela, pode acontecer com todos e com tudo a seu redor.

Nesse momento Fritz também está iniciando o processo criativo, começando a ter senso de realidade.

Aqui Melanie Klein confirma que a psicanálise didática é eficaz. Porque observou que Fritz, antes, pouco desenvolvido intelectualmente e um tanto atrasado em relação as crianças, apresentou grande melhora. Nesse momento (no 3o. Período), ele conseguia distinguir as ideias irreais em oposição as reais, examinando tudo sob esse ponto de vista, fazendo julgamentos independentes e chegando a conclusões.

A leitura desse texto nos remete a situações que já passamos com amigos, filhos de amigos, nossos filhos e a nossa própria infância. Em mim, percebo uma mudança no olhar, cada comportamento é observado de uma maneira nova. Muito interessante como o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com