TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Desenvolvimento Econômico

Trabalho Universitário: Resumo - Desenvolvimento Econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  4.000 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento Econômico

A questão do desenvolvimento econômico é um tópico de discussão recente. Até meados do século XIX, as maiores preocupações dos Estados eram a riqueza e o poder dos soberanos. Com o surgimento das crises econômicas do século XX, ganhou importância o tema do crescimento econômico associado ao desenvolvimento.

No final dos anos 1930, isso ficou ainda mais evidente com a aplicação da Contabilidade Nacional, nascida com a teoria keynesiana. Com ela, países foram classificados em “pobres” ou “ricos”, desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Verificou-se, também, o fato de que o principal entrave ao desenvolvimento era de natureza política, pois se reservava aos países pobres uma posição subalterna no contexto da divisão internacional do trabalho. Essa abordagem histórica, conhecida como teoria do imperialismo e teoria da dependência, era feita, sobretudo, pelos marxistas. Os economistas da corrente mais tradicional refutavam essas teorias – eles identificavam a escassez de capital como a causa fundamental do subdesenvolvimento.

Conceito de Desenvolvimento Econômico

Modelos de crescimento de tradição neoclássica e os de inspiração keynesiana consideram crescimento como sinônimo de desenvolvimento. Já economistas como Lewis, Hirschman, Myrdal e Nurkse entendem que o crescimento é condição indispensável para o desenvolvimento, mas não condição suficiente. Para os economistas que associam crescimento com desenvolvimento, um país é subdesenvolvido porque não utiliza os fatores de produção de que dispõe e, portanto, a economia cresce abaixo de suas possibilidades. Essa segunda corrente, estruturalista, entende o desenvolvimento econômico como mudança de estruturas econômicas, sociais, políticas e institucionais, com melhoria da produtividade e da renda média da população.

Desenvolvimento econômico define-se, portanto, pela existência de crescimento econômico contínuo, em ritmo superior ao crescimento demográfico, envolvendo mudanças de estruturas e melhoria de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Compreende um fenômeno de longo prazo, implicando o fortalecimento da economia nacional, a ampliação da economia de mercado, a elevação geral da produtividade e do nível de bem-estar do conjunto da população e a preservação do meio ambiente.

Subdesenvolvimento

Subdesenvolvimento pode ser definido por crescimento econômico insuficiente em relação ao crescimento demográfico, por sua irregularidade e pela concentração da renda e da riqueza, implicando um número considerável de pessoas pobres e miseráveis em relação à população total. Os índices sociais e ambientais também são desfavoráveis se comparados aos de países mais ricos.

São características comuns aos países em desenvolvimento o baixo nível de qualidade de vida, desigualdade na distribuição da renda, baixo nível de produtividade, elevado e crescente nível de desemprego. São dependentes da produção agrícola e das exportações dos produtos primários; também são dependentes e vulneráveis nas relações internacionais.

Indicadores de Desenvolvimento Econômico

O crescimento da renda per capita é fundamental para melhorar indicadores sociais. Mas além dela, devem-se considerar indicadores que possam refletir melhorias sociais e econômicas, como alimentação, atendimento médico e odontológico, educação, segurança e qualidade do meio ambiente.

Todos os indicadores podem ser sintetizados pelos índices de desenvolvimento humano (IDH), elaborados pelo Programa das Nações Unidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com