TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Desenvolvimento E Aprendizagem Na Etapa De 0 A 6 Anos

Exames: Resumo - Desenvolvimento E Aprendizagem Na Etapa De 0 A 6 Anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  3.248 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O texto “Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos” começa destacando que todas as pessoas já tiveram algum tipo de relação com crianças pequenas e deixa claro que abordará questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento das crianças até seis anos de idade.

Para estudar as crianças na Educação Infantil, o texto explica três conceitos fundamentais: maturação, desenvolvimento e aprendizagem. O primeiro refere-se às mudanças celulares estrutural e funcional, o segundo ao processo de formação das funções humanas, como a linguagem, raciocínio e atenção por exemplo, e o terceiro ao progresso do conhecimento, habilidades e valores. Segundo os autores, essas definições facilitarão o entendimento do desenvolvimento dos alunos e a participação da escola nisso.

Nos seis primeiros anos, a criança se desenvolve de forma única na sua vida, pois os recém-nascidos precisam de cuidados e atenção cuja complexidade vai aumentando com o passar do tempo. As realidades das crianças vão se modificando nos âmbitos sociais, principalmente com as relações das pessoas mais próximas, que influenciam para esse desenvolvimento. No entanto, o texto destaca a diversidade como característica do ser humano alegando que todas as pessoas são diferentes em suas particularidades físicas e psíquicas.

Toda criança ao nascer hereditariamente, recebe informações genéticas, específicas dos pais e no sentido geral que o caracteriza como ser humano. Uma delas é o cérebro que contém todas as informações necessárias para o desenvolvimento da criança. Segundo o texto, calendário de maturação é o código genético que nos permite saber que os seres humanos passam por uma sequência de desenvolvimento que é sempre igual para todos, como começar a caminhar e falar por exemplo.

Com relação à aprendizagem o texto cita que muitas escolas seguem as abordagens fundamentais dos estudos da psicologia genética de Jean Piaget e um fato é de que as maiorias das creches não ensinam numerais às crianças de quatro ou cinco anos por não possuírem capacidades cognitivas suficientes. Para Vygotsky, psicólogo russo, para que possa haver desenvolvimento é necessário que se produza uma série de aprendizagens, que servirão como uma condição prévia. O que nos leva a concluir que a interação com outras pessoas possibilita o avanço do desenvolvimento psicológico. Vygotsky denomina nível de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento efetivo, aquilo tudo o que a criança pequena sabe fazer com a ajuda, a orientação e a colaboração de pessoas mais capazes e aquilo que a criança pequena já é capaz de fazer sozinha no mesmo momento respectivamente. O texto, também cita que no decorrer da história da psicologia e da pedagogia, tem se explicado, de diversas formas, a aprendizagem, cada uma destacada por referentes teóricos variados: a aprendizagem através da experiência com os objetos, a aprendizagem através da experiência em determinadas situações, a aprendizagem através do prêmio e do castigo, a aprendizagem por imitação e etc.

Para explicar a experiência com objetos o texto destaca os estudos de Piaget sobre esquemas de ação e os processos de assimilação e acomodação ressaltando que a criança pequena da etapa sensório-motora faz uma aprendizagem do mundo que a envolve e aprende a resolver as situações com as quais convive à medida que vai colocando em prática esquemas cada vez mais complexo para indagar e intervir na realidade. A experiência com situações principalmente com a vida cotidiana também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com