TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Obvio

Monografias: Resumo Obvio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  2.579 Visualizações

Página 1 de 4

Critica texto: Óbvio – Darcy Ribeiro

O texto é um daqueles que ao começar a ler identificamo-nos logo com ele pela sua originalidade e pela busca interior que se torna imperativa. Ele te faz ver as coisas que aconteceram de um ponto de vista bem diferente, tipo: Nossa, é mesmo! Como não percebi isso antes? O texto retrata o Óbvio que ignoramos. As histórias, os comparativos... O texto trás vários assuntos Óbvios, Darcy cita cinco obviedades e as descreve até chegar à obviedade educacional na questão brasileira, a qual é o seu enfoque.

A primeira obviedade é em relação ao modo como a dinâmica do sol se dá para nós, pelo fato do mesmo nascer, se levantar, dá a volta no céu e se pôr. Em que ele critica, dizendo que não passava de uma “Treta” de Deus. Porque várias gerações passaram por sacrifícios para demonstrar que a verdade não era essa, foi muito difícil para os sábios demonstrar o contrario.

A segunda obviedade é a questão é que os pobres vivem dos ricos, porem tal obviedade foi retraída, sendo colocada algo mais obvio ainda, a qual revela que a real necessidade é dos ricos em relação à existência dos pobres. Especificando melhor uma obviedade subversiva.

A terceira obviedade fala em questão dos negros que são inferiores aos brancos e que por isso não conseguem elevar-se socialmente, e tudo isso por razões históricas. Eles são inferiorizados por razoes que não tem nada a ver com suas capacidades e propensões. Em que eles precisam se esforçar mais para ganharem a vida, uma situação que tornou social e cultural e até nos dias de hoje sofrem com a tal questão.

A quarta obviedade retrata ao povo brasileiro, de que o povo brasileiro é um povo chinfrim, vagabundo, um povo inferior. Quando na verdade a realidade é outra. A colonização da America no Norte começou 100 anos depois da nossa, mas infelizmente hoje está à frente, o que torna uma obviedade frustrante. Além de sermos um povo inferiores e inaptos ao progresso somos também um povo tropical, e que civilização nos trópicos não dá. Outra razão que evidencia a nossa inferioridade é de sermos católicos, e de um catolicismo barroco o qual é um negócio atrasado. E por trás de uma obviedade existe outra ainda mais obvia a qual era consequência da nossa classe dominante e seus comparsas e que esse era o real motivo do nosso atraso.

De acordo com o texto, por certo período conseguiram fazer as pessoas acreditarem que o Brasil não podia ir para frente, porem é uma obviedade FALSA! Pois o Brasil é uma economia desenvolvida, pois éramos e somos riquíssimos, porém riquezas que só a nossa classe dominante pôde desfrutar. Darcy menciona que em determinadas conjunturas seculares nós tivemos produtos rentáveis para a economia de um país, tais como o açúcar, o ouro, o café, a borracha, o cacau, e que com esses produtos nós conseguimos desfrutar de uma prosperidade enorme, pois tudo isso se dava graças ao trabalho não remunerado dos nossos escravos. A moralização da nossa educação elementar é uma salvação para a classe dominante. Para ele, a crise educacional da qual tanto se fala não é uma crise, é um programa, e um programa em andamento. Eis a quinta obviedade.

Entretanto, para essa classe se manter no poder é necessário que o povo mantenha-se alienado a ela. No entanto para as classes dominantes não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com