TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Projeto Artigo Cientifico

Por:   •  28/3/2020  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

O projeto é uma base essencial para o processo de elaboração de uma pesquisa, a mesma deve ser planejada com muita aplicação para que as ideias da pesquisa sejam bem organizadas, afim de o pesquisador não se perder no processo.
Nada se faz ao acaso neste processo de execução do projeto, tudo é calculado. Desde a escolha do tema até o relatório final.  Para isto deve-se responder as questões clássicas: O que? Por quê? Para quê e para quem? Onde? Como, com quê, quanto e quando? Quem? Com quanto? .
Contudo, existem etapas a seguir para a elaboração de um projeto de pesquisa.  Primeiro é importante que sejam feitos estudos preliminares, pois a mesmo permitirá apurar o estado do assunto no qual se deseja pesquisar, com relação a teoria e sob trabalhos já executados referente  o assunto escolhido. A seguir executa-se um anteprojeto de pesquisa, no qual tem como finalidade a junção de vários elementos em quadros teóricos e aspectos metodológicos pertinentes, proporcionando assim a ampliação e especificação dos quesitos do projeto.  E por fim prepara-se o projeto definitivo, no qual é minucioso, apresentado com exatidão e precisão metodológica.
        A estrutura do projeto baseia-se nas perguntas clássicas:

  • Apresentação: Quem?
  • Objetivo: Para quê, para quem?
  • Justificativa: Por quê?
  • Metodologia: como? Com quê? Onde? Quanto?
  • Embasamento teórico: Como?
  • Cronograma: quando?
  • Orçamento: com quanto?
  • Instrumentos de pesquisa: como?
  • Bibliografia

APRESENTAÇÃO

*A apresentação do projeto de pesquisa tem como o inicio a capa, onde são apontados os elementos de compreensão do estudo que se pretende aprofundar.  Este se constitui do nome da entidade (instituição, organização, escola, etc...);
* O título que acompanha ou não um subtítulo no qual retrata o tema, este sumariza o conteúdo da pesquisa;
* Toda pesquisa possui um responsável que se intitula coordenador. O nome do mesmo deve ser exposto em destaque, pois é de suma importância a identificação do responsável pelo projeto.
* O local, independe de onde a pesquisa foi realizada refere-se a cidade onde é sediada a entidade no qual o coordenador possui precedência.
*A data, onde é indicado apenas o ano no qual foi efetuado o projeto, o mês é irrelevante.

OBJETIVO

O objetivo responde as questões Para quê? E para quem,  este abrange os seguintes tópicos. Tema: é o objeto da pesquisa no qual deseja se desenvolver ou estudar, o mesmo deve ser exposto de forma sucinta.
Delimitação do tema: significa dar limites ao assunto, determinar a dimensão do assunto da pesquisa.
Objetivo geral define onde o pesquisador pretende chegar com seu estudo;
Objetivos específicos: determina quais resultados deseja-se alcançar.

JUSTIFICATIVA

A justificativa responde a questão do por quê? É a descrição do motivo da escolha do assunto a ser pesquisado, bem como a importância de tal pesquisa do ponto de vista geral.  A justificativa do assunto deve ser explicada de maneira simples e clara.

OBJETO

Quanto ao objeto de pesquisa, este responde-se a pergunta clássica o quê?, consiste em problema (desvendar uma dificuldade especifica com o qual se contrapõe e se deseja solucionar por meio da pesquisa);
Hipótese básica ( a individualização de um ponto especifico do problema, no qual necessita de resposta provável, suposta , provisória, ou seja uma hipótese);
Hipótese secundaria ( esta abrange outras possibilidades da resolução de um problema, com estudo minucioso de novas possibilidades)
Variáveis:  são as premissas de uma hipótese, este conceito contem ou apresenta valores, como qualidade, quantidade, características, traços, etc ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com