TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Resíduos Químicos

Monografias: Resumo - Resíduos Químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

RESÍDUOS SÓLIDOS

RESÍDUO: Qualquer forma de matéria ou substância nos estados sólido, líquido ou gasoso, que sobra de um processo de produção, transformação, extração de recursos naturais, execução ou consumo de produtos e serviços. Exemplos: domiciliar, comercial, hospitalar, industrial, radioativo, agrícola e entulhos.

RESÍDUOS SÓLIDOS: São materiais sólidos considerados inúteis, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana e que devem ser descartados ou eliminados.

O que caracteriza resíduos sólidos?

É qualquer substância nos estados sólidos e semissólidos que resultam de atividades domiciliares, comerciais e industriais.

Impasse ambiental de maior gravidade na sociedade moderna;

Contínuo e exagerado despejo somado a problemática da destinação final, dificulta o manejo;

Novos rumos para o lixo, novos hábitos para as pessoas, menor consumo e menor produção para a redução da geração de lixo; Essa noção de limite é a única capaz de colocar um freio a um processo já em curso, mas ainda reversível: o fim dos recursos naturais do planeta e conseqüentemente destruição da atual humanidade.

Práticas sustentáveis: Desenvolvimento Sustentável é uma forma de desenvolvimento que procura conciliar as necessidades da sociedade atual com a preservação dos recursos naturais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas necessidades.

COMO MINIMIZAR A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS?

Proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

- Obrigatoriedade em separar o lixo

- Responsabilização dos municípios pela coleta e gerenciamento do lixo urbano.

- Incentivo à formalização das cooperativas de catadores

As prefeituras devem oferecer infraestrutura para as cooperativas de coleta seletiva;

Programas de coleta seletiva; a coleta regular de resíduos sólidos de Pinhais atende 100% da área urbana;

Este processo não se dá só de responsabilidade dos servidores mas também da população.

Não existe um plano universal para aplicar em qualquer situação. Mas sim cada cidade tem seus problemas e devem se organizar da melhor maneira.

Cada município deve implantar atividades de capacitação de professores e para a comunidade sobre a educação ambiental.

A população deve se conscientizar e ajudar na redução da geração do lixo;

O japão é um exemplo de povo educado e conciente, pois até mesmo na copa apanharam seus lixos; O melhor resultado seria com a prática dos “cinco R” se fossem ensinados à população: reduzir, reutilizar, repensar, reciclar e recusar.

Lei Municipal nº 761 de dezembro de 2006 (artigo 3) (Município de Pinhais); A geração de resíduos sólidos deverá ser minimizado por meio de adoção de processos de baixa produção de resíduos.

A lei brasileira afirma que cada município é responsável pela coleta e destinação do lixo. Programas de coleta setetiva têm sido implantados por meio de iniciativas comunitárias ou do poder público. Alguns municípios criam leis para regulamentar a coleta seletiva.

Quanto ao lixo no mundo, os números são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com