TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre água

Trabalho Escolar: Resumo Sobre água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 9

A água é um das substâncias mais comuns da natureza, cobrindo cerca de 70% da superfície da Terra. Todos os seres dependem da água para existir, sendo sua disponibilidade um dos fatores mais importante para moldar o ecossistema. Mas precisa respeitar a quantidade e a qualidade para determinados biotas.

A água está em maior quantidade nos oceanos(96,5%), que não está prontamente disponível para utilização do ser humano e o processo de dessalinização ainda é caro quando comparado aos utilizados normalmente para uso doméstico de água doce. Ainda se conta com problemas de poluição e da água em local de difícil extração que reduz a 0,003% da quantidade total.

O ciclo hidrológico tem sofrido alterações de acordo com a intervenção humana, como o desmatamento que aumenta a umidade do solo, impedindo a infiltração e nas área urbanas a impermeabilização do solo por meio de construções e pavimentação de ruas. Sendo esse fator também uma das principais causas de inundações nos meios urbanos.

A qualidade da água

A contaminação de mananciais também é um fator que impede o uso de água para fins domésticos. Segundo a OMS cerca de 25 milhões de pessoas morrem por ano em virtude de doenças transmitidas pela água e isso se dá pelo não fornecimento adequado de água potável, sendo maior no meio rural (70%) que no urbano (25%).

Características físicas da água

Uma das poucas substâncias inorgânicas que se apresentam no estado líquido em condições normais de temperatura e pressão, densidade pode ser valores relativamente elevados, variando com a temperatura (quanto maior a densidade, menor a temperatura), a concentração de substâncias dissolvidas e a pressão. E apesar da variação ser pequena no meio aquático, é origem de uma série de fenômenos no ponto de vista ambiental.

Devido ao alto calor específico, a água é capaz de alterar características climáticas locais, amenizando as variações de temperatura. Sendo assim, a grande quantidade de água nos oceanos garantem que a amplitude térmica do planeta não seja maior. Essa característica também faz com que a água seja também utilizada para refrigeração de motores, processos industriais e produção de energia.

O Alto calor específico da água também garante que não haja grande mudança na temperatura, preservando os biotas. Assim, o despejo de efluentes aquecidos tem o potencial de produzir grandes danos ambientais.

Com o aumento da temperatura também diminui a viscosidade, sendo assim, diminui a força de atrito entre a água e a superfície do fitoplâncton e componentes da biota aquática que conseguem flutuar, devido a esse atrito, acabam sendo sedimentados, afastando-se da zona iluminada e reduzindo ou cessando a fotossíntese.

A cor da água pode afetar a penetração da luz, sendo a cor real, ligada a substâncias dissolvidas na água e cor aparente relacionada ao reflexo da paisagem ao redor e à cor de seu fundo. E também a presença de minerais e algas na superfície da água causam turbidez que dificulta ou impede a penetração de luz. Afetando a fotossíntese e por consequência a biota.

A atração entre as moléculas de água na superfície origina uma película chamada de tensão superficial, servindo como membrana de resistência à penetração de luz, sendo para alguns seres também uma barreira para que não escapem do meio líquido. A diluição de detergente, espumas e incovenientes para o tratamento de esgoto diminuem essa resistência afetando os organismos que dependem de sua existência.

Características Químicas

A presença de gases dissolvidos na água, como oxigênio e o dióxido de carbono, permite a ocorrência da fotossíntese e da respiração aeróbica. A água doce possui maior saturação de gases dissolvidos que a água do mar, devido a pouca concentração de sais dissolvidos.

A presença de sais dissolvidos é fundamental pois servem como nutrientes para organismos autótrofos. Grande quantidade de fósforo e nitrogênio provocam a eutrofização que á profileração exagerada de algas.

Para que os organismos não sofram grandes danos o pH da água deve ser entre 6,5 e 8,5. Muitas substâncias podem ser dissolvidas na água decorrente da atividade humana. A poluição atmosférica provoca deposições ácidas e o gás carbônico que pode dissolver-se naturalmente, reduz o pH a 5,6.

Características Biológicas

No meio aquático existem diversos grupos de organismo, variando entre vírus, bactérias, fungos, algas, macrófitas, protozoários, rotíferos, crustáceos, insetos aquáticos, vermes, moluscos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Também se dividem pela região onde vivem, como os plânctons que vivem em suspensão no meio aquático, se subdividindo em fitoplâncton (comunidade vegetal) e zooplâncton (comunidade animal). Nécton é o conjunto de organismo que se locomovem independetemente das correntes e os organismos bentônicos que habitam os leitos dos corpos de água.

Uso da água e requisitos de qualidade

Abastecimento humano

A qualidade da água para o abastecimento doméstico deve estar isenta de organismos patogênicos (aqueles que transmitem doenças) e substâncias tóxicas. O aspecto da água não está necessariamente ligada a sua qualidade.

Abastecimento industrial

A água é utilizada em processo de lavagem e resfriamento. A qualidade é especifica por conta de suas particularidades.

Irrigação

A qualidade depende do tipo de cultura, no caso de vegetais consumidos crus a água deve estar isenta de organismos patogênicos e substâncias tóxicas. Alto teor de sais dissolvidos pode afetar a atividade osmótica das plantas, prejudicar o aproveitamento de nutrientes e também reduzir a permeabilidade do solo.

A irrigação representa 70% do uso de água doce do mundo.

Geração de energia elétrica

Nas usinas termoelétricas é utilizada por meio da geração de vapor e pode afetar o ecossistema pelo despejo de calor nos corpos de água e nas hidrelétricas é utilizada por meio da energia potencial ou cinética e afeta pela existências de barragens que criam desníveis emtre a superfície livre e a jusante, dessa forma o rio e a montagem da barragem transforma-se em lago, que antes possuía altas velocidades e alta turbulência e passou a ter baixas velocidades e turbulências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com