TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tres Topicos Ensino Fundamental

Trabalho Escolar: Resumo Tres Topicos Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

As concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental:

A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas ideias e sentimentos sobre o mundo, as pessoas e sobre si mesma.

Ela amplia o conceito de através da estimulação de suas habilidades, de desafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, ou seja, que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento.

A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua interação nesse mundo. O processo educativo da criança é marcado pela internalização de valores, crença, normas e representações sociais dominantes que contribuem com o processo de formação corporal, cultural, psicológica e social, e assim, para realização e envolvimento dos sujeitos em suas futuras atividades produtivas e sócias.

A educação infantil possui duas dimensões a de cuidar e a de educar, que devem ser consideradas como essências e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa etária, sendo necessário ressaltar que o cuidar compreende os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário. E além do cuidar é necessário o educar a criança, colocando-a como individuo que possui o direito de se apropriar do conhecimento e começar a se preparar para o processo de alfabetização.

A inclusão das crianças de seis anos no Ensino fundamental amplia a escolarização para uma parcela significativa da população brasileira que se encontrava, até então, privada da educação escolar ou sem garantia de vagas nas instituições públicas de ensino. Como único nível de ensino matricula obrigatório no País, o ensino fundamental, ao ter sua duração ampliada de oito para nove anos, traz para a escola um gripo de crianças que, ao serem introduzidas nessas instituições entram em contato com uma cultura da qual devem se apropriar. É importante também considerar que, ainda que algumas das crianças de seis anos já frequentassem instituições pré- escolares, a entrada desse segmento no ensino fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Como se sabe mesmo admitindo a expansão das vagas como condição fundamental para a garantia do direto a educação, é no âmbito das praticas pedagógicas que a instituição educativa torna-se ela mesma expressão ou não desse direto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com