TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo código de ética

Artigo: Resumo código de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética Profissional do Profissional da Contabilidade, vem reforçar e valorizar a profissão contábil, que a cada ano se mostra mais solidificada através da conduta desses profissionais.

O Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) não se dirige apenas para o profissional liberal e autônomo que antes constituía a maioria da classe, mas também, aos contadores empregados, vinculados tanto à iniciativa privada como aos órgãos públicos. Hoje o Contador moderno além de aprimorar sua técnica para atuar com qualidade profissional, deve agir com lealdade, honestidade, imparcialidade, independência profissional e com total responsabilidade, observando o sigilo profissional e evitando o cometimento de infrações e de condutas antiéticas.

A Ética Profissional representa um conjunto de normas direcionadas à conduta de determinada classe de profissional, tendo como finalidade regulamentar não só o exercício da profissão como também o comportamento ético do profissional que a exerce. Neste sentido os códigos de ética são organizados de forma a encorajar a direção de justiça e decência do profissional, seja em relação aos seus colegas de classe como perante os seus clientes ou usuários de serviços, visto que hoje o profissional moderno tem como primazia demonstrar qualidade técnica em seu trabalho e também sua conduta profissional, sempre agindo com zelo e respeito ao código de ética da classe.

O Contabilista deve sempre aprimorar sua técnica e atualizar seu grau de conhecimento isso constitui um dever profissional, pelos quais o indivíduo orienta sua conduta perante a profissão que exerce, garantindo dessa forma a qualidade do serviço prestado e a segurança depositada no especialista. A qualidade dos serviços que o contador oferece à sociedade e a seus clientes está diretamente relacionada ao grau de sua preparação e atualização, de modo a oferecer à sociedade um serviço de altos conhecimentos e atributos técnicos garantidos por seu constante aperfeiçoamento.

A imparcialidade imposta como ética é o suporte básico da responsabilidade profissional, ser imparcial não significa ser inflexível, e prepotente. A imparcialidade dá ideia de justiça, equidade, além de respeito à opinião alheia, sempre válida e importante na efetivação de um negócio.

A fixação dos honorários profissionais, especialmente para quem pratica atividade liberal, diz respeito à ética sim, pois a falta da ética ao estabelecer os honorários, além de pôr em risco o prestígio profissional da classe, presta-se, por outro lado, para fazer concorrência desleal a todos os demais colegas de profissão, num ato de desonestidade.

O Código de Ética Profissional do Contabilista enumera uma série de infrações que podem ser cometidas pelo profissional, quando este não observa os princípios éticos da sua profissão, dai a necessidade de todo profissional ter conhecimento do código que rege sua profissão para evitar cometer falhas que venha por em risco sua credibilidade profissional. Afinal, o Contador de hoje tornou-se um dos profissionais mais requisitados e valorizados no mercado de trabalho, quer seja no setor privado, onde emprega seus conhecimentos técnicos na área contábil, fiscal e financeira, entre outras, quer no serviço público, especialmente nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com