TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Holocausto Brasileiro

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE ESTRUTURADA

-Após assistir ao filme "HOLOCAUSTO BRASILEIRO", que encontra-se disponível no YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=izE vxYqUiU). O aluno deverá responder as questões abaixo relacionadas. Cabe destacar que a atividade valerá até dois pontos, variando de acordo com a qualidade das respostas. Além disso, poderá ser feita em dupla ou individualmente, não sendo aceitos de forma alguma trabalhos com mais de duas pessoas.

OBS: O trabalho deverá ser entregue em folha A4, digitado, fonte Arial 12. Espaçamento 1,5, Margem 3cm superior e esquerda, 2 cm Inferior e direita

QUESTÕES

1) Como se dava a chegada dos pacientes ao hospital? Qual o critério para admissão na internação? (Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas)

R: Eram enviados em vagões de carga (ao manicômio).  Quando eles chegavam, os homens tinham a cabeça raspada, eram despidos e depois uniformizados.

 Juntar ali tudo o que a sociedade não queria, pessoas eram internadas sem terem sintomas de loucura ou insanidade, a ordem para internação das pessoas vinha dos mais influentes da sociedade na época. Quem decidia é quem tinha mais poder. Tiveram pessoas que foram enviadas pela canetada de delegados, coronéis: como prostitutas, esposas que foram trocadas por amantes, mães solteiras, homossexuais, indigentes e até crianças tímidas que não tinham amigos.

2) Como era composta a equipe' que prestava assistência aos internos? (Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas)

R:

3) Qual o tipo de tratamento dado aos internos (condições do espaço físico, alimentares, terapêutica utilizada. (Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas)

R: Dormiam juntos em salas grandes sem cama, todos tinham que se deitar sobre o chão do cômodo, que era coberto apenas por capim.  Acordavam por volta das 5h da manhã e eram enviados para os pátios, onde ficavam até 19h, todos os dias. Os homens vestiam uniformes esfarrapados, tinham as cabeças raspadas e pés descalços. Muitos, porém, estavam nus. As pessoas acabavam tendo sede e bebiam urina, Luiz Alfredo viu um deles se agachar e beber água do esgoto que jorrava sobre o pátio. Nas banheiras coletivas havia fezes e urina no lugar de água. Ainda no pátio, ele presenciou o momento em que carnes eram cortadas no chão. O cheiro era detestável, assim como o ambiente, pois os urubus espreitavam a todo instante. A alimentação era precária, o que causou a desnutrição e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças em vários dos pacientes, eles tinham uma alimentação muito pobre, de pouca qualidade nutritiva.  Muitas pessoas passavam fome, tem histórias de gente que em momento de desespero comeu ratos ou pombas vivas.

4) Quem foram os meninos de Barbacena? Faça um breve relato de sua história. (Resposta deve ter no minimo 5 Linhas)

R:

5) Como eram tratados os mortos e o bebès oriundos do hospital? ( Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas)

6) Como podemos relacionar o filme ao Movimento de Reforma Psiquiátrica ocorrido no Brasil. (Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas)

7) O filme relata a visita do psiquiatra italiano Franco Basaglia ao Hospital de Barbacena, quais as impressões a visita parecem ter deixado neste senhor que é um dos ícones da Luta Antimanicomial? (Resposta deve ter no mínimo 5 Linhas) 8) Após assistir o filme, discorra sobre a relevância da Reforma psiquiátrica para as pessoas portadoras de sofrimento psíquico. (Resposta deve ter no minimo 5 Linhas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com