TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro holocausto brasileiro capitulo a historia por tras da historia

Por:   •  10/12/2015  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 2

Neste livro-reportagem, a jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil o Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças. Neste capitulo a autora nos traz a história do fotografo Luís Alfredo.

Inicialmente nos conta a uma visita realizada por Luís Alfredo à colônia nos mostrando as impressões do mesmo.

“A loucura desfilava diante dos seus olhos não o impressionava, e sim as cenas de um Brasil que reproduzia, menos de duas décadas depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o modelo dos campos de concentração nazistas.”

Logo em seguida a autora faz um relato da carreira dele desde o inicio da carreira do mesmo e nos conta passo a passo como Luís tornou-se jornalista. Conta-nos também sua historia de vida que vai além da profissão.

As fotografias de Luís Alfredo foram de grande importância para a construção desse livro que traz a tona as dificuldades e barbárie sofridas pelos internos do colônia. E como a autor mesmo nos diz: Toda historia tem outra por trás dela.

Este livro é de grande importância para estudantes ou não, ele nos conta a historia do maior hospital psiquiátrico brasileiro e nos faz refletir até que ponto a sociedade é omissa quanto a essas questões que de uma forma ou de outra ainda é um “tabu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com