TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos

Monografias: Resumos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Enquanto vivenciamos questões humanas de racismo, pré-conceito e “sabe com quem tá falando?”, diariamente, somos então transportados para uma realidade fora da nossa e eu posso entender aqui como uma forma de jogar na cara de muita gente, algo que muito não percebemos quando é com a gente, ou mesmo do nosso lado. Aqui temos uma metáfora relacionada à questões de âmbito sócio-político. Deixa mais do que evidente uma relação com nossa história de luta e revolta, com os pós e contras que caracterizam tudo que já aconteceu e AINDA acontece.

Acompanhamos o dia a dia de uma fazenda, onde os animais estão cansados de serem tratados da pior maneira possível e serem muito mal recompensados ou valorizados por isso. Cada vez mais cansados e cada vez menos entendidos como peça fundamental de tudo que existe. Após um pronunciamento cheio de motivação e esclarecedor de um idoso porco – Major – os demais animais começam a prestar atenção em como poderiam viver melhor se fossem governados por eles mesmos, sem qualquer relação com humanos. Mas Major morre e sem uma liderança pronta, os animais passam a entender que os porcos eram os mais bem preparados ou mais inteligentes para estar à frente de uma rebelião.

Jones – dono da fazenda – sempre tratou os animais da pior maneira possível e depois de mais um descaso, a gota d’água transbordou e a revolta tomou corpo, expulsando todos os humanos da fazenda. A Granja do Solar passa a ser conhecida como Granja dos Bichos. Hino e mandamentos passam a ser lei:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

Podemos acompanhar as desavenças entre Bola-de-neve e Napoleão – os dois porcos responsáveis pelas decisões, até Napoleão expulsar Bola. – alguns animais que lutam mais ou menos, trabalham mais ou menos, ajudam mais ou menos. A disputa pelo poder entre quem pensa de forma mais racional ou emocional. Os que preferem o diálogo e o pensar no futuro enquanto outros preferem se aproveitar de ocasiões e passar por cima de todos. Temos as contraposições entre os que são mais fortes e subjugam os mais fracos. Temos presente aqui tudo que caracteriza ou já caracterizou as batalhas revolucionárias humanas.

O livro já foi criticado por ser uma exposição crítica ao comunismo, mas sabemos que qualquer tipo de revolução já promovida pelo homem, pode causar o que lemos aqui. A causa e consequência de tudo que transforma, seja pro bem ou pro mal, está no homem (ou no animal) e não na ideia em si, que pode ser mesmo interessante e trazer benefícios, mas quem a promove, tem sempre destruído tudo o que ele mesmo acredita.

A história é uma aula de política, uma metáfora explorada de forma extremamente clara e inequívoca de como quem luta pelo poder, pode acabar sendo influenciado da pior maneira possível, logo depois de perceber que parece estar acima de tudo e de todos.

---//---

O Senhor Jones era o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente

Conta a história de uma fazenda O Velho Major (porco) teve um sonho, sobre uma revolução em que os bichos seriam autossuficientes, sendo todos iguais. Era o princípio do Animalismo. O Major morreu, mas mesmo assim os animais colocaram em prática a ideia do líder, fazendo a Revolução dos Bichos.

Quem administrava a fazenda após a revolução dos bichos era bola de neve, sendo este o mais culto e inteligente, considerava-se igual a outros animais não tendo privilégios, porem Bola de Neve tem um assistente Napoleão que é um dos seus assistentes e procura ter o poder.

Napoleão mostrou-se competente e justo no começo, mas depois passou a desrespeitar os SETE MANDAMENTOS, os quais firmavam as ideias animalistas. Depois de aproximadamente 5 anos, Napoleão passou a ocupar a casa do Sr. Jones, bebia álcool, vestia as roupas do ex-dono, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos.

Com isso instalava um regime autoritário e considerava superior aos seres inferiores e sem direitos. Por essa época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano e os homens com quem se confraternizava. Napoleão conseguiu sair vitorioso graças à ajuda de Garganta (porta voz do ditador), porco servil e obediente e que, através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles.

Os mandamentos escritos por Bola de Neve era justamente o contrário de que Napoleão fazia, era a não convivência com humanos.

Mandamentos: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais. Napoleão, aos poucos, alterou todos os mandamentos

A Revolução que se deu por idéia do "Major", tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.

Com a chegada de Napoleão ao poder mostra que era um verdadeiro ditador e domina a granja a seus prazeres buscando fazer isso de forma amistosa, porem se mostra um déspota.

Portanto a Revolução dos Bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o "sonho do poder".

Esse livro é esclarecedor pois mostra a forma de certos governos durante a história da humanidade e usa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com