TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Contab. Social

Ensaios: Revisão Contab. Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

Observação: as questões de revisão abaixo são um complemento das questões do final de cada capítulo do livro da Leda Maria Paulani. Sugiro que todos resolvam as questões do livro e as questões abaixo indicadas.Ademais, inclui algumas questões do livro da C. Feijó no Moodle. (Sugiro que vocês tentem resolver as questões desse livro que estão com o meu asterisco).

1. O estudo da contabilidade social permite que várias questões sejam respondidas. Cite algumas questões que podem ser respondidas através da contabilidade social.

2. Por que fazer uma contabilidade? Qual a razão para medirmos tudo sob a forma de contas?

3. Quais as características impostas pela revolução marginalista?

4. Qual a importância do desenvolvimento da Teoria Geral de Keynes para a consolidação dos conceitos da Contabilidade Social?

5. A contabilidade social não se reduz ao sistema de contas nacionais. Quais outros instrumentos fazem parte da composição da contabilidade social de uma dada economia?

6. Qual a importância da moeda no sistema econômico atual?

7. Qual é o mecanismo fundamental que caracteriza o sistema capitalista?

8. No cálculo do produto final agregado, o que devemos considerar: o consumo de bens finais ou de bens intermediários? Por quê?

9. Dentro da contabilidade social, o que quer dizer a ótica da despesa ou a ótica do dispêndio? Essa é a única forma de se mensurar o produto de uma economia em um dado período?

10. Explique a ótica do produto para o cálculo do produto de um país num dado período. Qual sua relação com a ótica do dispêndio?

11. Há uma terceira forma de enxergar o produto de uma economia: a ótica da renda. No que se baseia, primordialmente, essa forma de apurar o produto agregado de certo período?

12. Explique a identidade produto ≡ renda ≡ dispêndio.

13. Dentro da contabilidade social, o que quer dizer a ótica da despesa ou a ótica do dispêndio? Essa é a única forma de se mensurar o produto de uma economia em um dado período?

14. Explique a ótica do produto para o cálculo do produto de um país num dado período. Qual sua relação com a ótica do dispêndio?

15. Há uma terceira forma de enxergar o produto de uma economia: a ótica da renda. No que se baseia, primordialmente, essa forma de apurar o produto agregado de certo período?

16. Explique a identidade produto ≡ renda ≡ dispêndio.

17. O que é o fluxo circular da renda? Explique o papel dos consumidores e unidades produtivas nesse fluxo.

18. O que é o fluxo circular da renda? Explique o papel dos consumidores e unidades produtivas nesse fluxo.

19. Costumamos dizer que a economia real é muito mais complexa do que a economia exemplificada nos livros e textos. Quais os argumentos que os autores levantam para defender tal ponto? Se a economia real é tão mais complexa, qual o sentido de procurarmos modelos e técnicas que simplifiquem a realidade?

20. O que significa termos uma economia fechada? Esse tipo de economia é realista dentro do contexto econômico mundial?

21. Considerando uma economia fechada e sem governo, quais as contas fundamentais para garantir o equilíbrio de tal economia?

22. Qual o sentido da conta de produção dentro de um contexto de economia fechada e sem governo?

23. O que considerado investimento dentro de uma economia? Como o investimento é comumente separado?

24. O que é depreciação? De que forma ela afeta o cálculo do produto em determinada economia?

25. Considerando a estrutura da conta de produção, mostre uma versão simplificada desta conta, e explique de maneira sucinta o que cada ‘lado’ da conta representa dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com