TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão De Literatura

Pesquisas Acadêmicas: Revisão De Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Francci e colaborados, ..., realizaram um trabalho, cujo objetivo foi revisar a literatura sobre o tema clareamento dental, para que os cirurgiões-dentistas saibam indicar o melhor procedimento de clareamento dental com segurança, com base em todas as vantagens e desvantagens, visando conhecimentos técnicos e científicos. Para se obter sucesso em um tratamento clareador é imprescindível conhecer a origem do escurecimento dentário, os diferentes tipos de produtos clareadores, as técnicas e os efeitos que as mesmas causam sobre a estrutura e os tecidos dentais.

No ano que surgiu o clareamento caseiro, 1989, o uso de peróxido de hidrogênio gerava muita sensibilidade, então tiveram a ideia de usar um precursor, o peróxido de carbamida, associada ao carpobol, em forma de gel. Primeiramente utilizou-se peróxido de carbamida a 10%, equivalente a 3,5 ± 0,1%. Essa técnica de auto-aplicação obteve sucesso devido ao seu baixo custo, por ser simples, segura e apresentar baixa sensibilidade dentária.

Na intenção de agilizar o procedimento clareador surgiu a técnica de consultório, conhecida como técnica assistida, onde utiliza-se peróxido de carbamida em grandes concentrações (35 a 37%) por no máximo uma hora, dividindo em 3 trocas de 20 minutos cada. Essa técnica, hoje, está em desuso por ser cansativa. Assim, com o passar do tempo, surgiu a atual técnica de clareamento dental em consultório, utilizando peróxido de hidrogênio de 35 a 38% por até 45 minutos de aplicação, inicialmente essa técnica era associada a presença de fontes luz, com a intenção de acelerar o procedimento. Porém grande parte da literatura diz que é desnecessário.

Atualmente a uma grande quantidade de descolorantes à base de peróxido de hidrogênio para o uso em consultórios em concentrações menores (15 a 25%), variando somente o tempo de aplicação. Também observa-se o uso do próprio peróxido de hidrogênio para o clareamento de auto-aplicação, variando sua concentração de 6 a 9,5% com a principal vantagem de ter o seu tempo de atuação menor que o peróxido de carbamida, variando de 30 minutos a 1,5 horas. Todavida, apesar da maior concentração do peróxido de hidrogênio, em 2009, autores perceberam que a técnica de aplicação de peróxido de carbamida a 10% possui maior potencial clareador.

Marsson e colaboradores, concluíram, portanto fazendo uma comparação do clareamento dental realizado no consultório e o clareamento dental caseiro e perceberam que o clareamento caseiro é o mais indicado para dentes vitais. A descoloração com peróxido de carbamida a 10% é considerada o “padrão ouro” em termos de resultado e longevidade clínica e na maioria dos casos é efetivo entre 14 a 21 dias. Mas há de se destacar que, nas técnicas em consultório o paciente tem a vantagem de não utilizar as moldeiras, que são desconfortáveis, por longo prazo. Para o resultado estético do tratamento em consultório, é necessário em média 2 a 3 sessões com intervalo de 7 dias entre cada aplicação. Esse tratamento feito exclusivamente em consultório é recomendado para pacientes que não podem tem contato direto com peróxido ou em pacientes com retrações gengivais com sensibilidade.

Em relação a estabilidade da cor nos dois tipos de tratamento, em trabalhos de curto período de observação mostram que a cor é similar por um período de até 6 meses. Em trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com