TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Economia

Trabalho Universitário: Revisão Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL:

O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS

Antes de iniciarmos esta parte do estudo, é oportuno destacar a diferença entre a abordagem da Contabilidade Social e a utilizada na Teoria Macroeconômica.

ü A Contabilidade Social trabalha com informações efetivas, reais, que já se realizaram, e com essas informações são calculados os valores do produto nacional, do consumo, do investimento e dos demais agregados macroeconômicos.

ü A Macroeconomia trata do problema da determinação do nível de renda e do emprego na economia como um todo.

* Resumindo: A Contabilidade Social refere-se a valores (depois de ocorridos).

Enquanto a Macroeconomia preocupa-se com valores (antecipadamente), antes de ocorrerem.

- Equilíbrio Macroeconômico

- O objetivo de política econômica, no modelo keynesiano, é encontrar o equilíbrio a pleno emprego, ou seja, fazer o equilíbrio entre a oferta e demanda agregada coincidirem com a renda ou produto de pleno emprego. E como a oferta é fixada a curto prazo, a política econômica deve-se concentrar em elevar a demanda agregada, por meio de instrumentos que proporcionem aumento dos gastos em consumo, investimento, gastos do governo, elevação das exportações acima da importações, etc.

- Para o manejo de políticas macroeconômicas torna-se necessário tentar estabelecer relações funcionais, de causa e efeito, entre os grandes agregados, isto é, que fatores afetam seu comportamento. Se obtivermos êxito de conseguir estabelecer essas relações, as autoridades econômicas poderão ter uma melhor visão de como atuar sobre as mesmas, através da aplicação dos instrumentos de política econômica.

- Consumo agregado: O consumo global de um país é influenciado por uma serie de fatores, como: renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros de mercado, disponibilidade de crédito, expectativas sobre a renda futura, rentabilidade das aplicações financeiras, etc.

- Poupança Agregada: A poupança é a parte residual da renda nacional disponível, ou seja, a parcela da renda nacional que não é gasta em bens de consumo.

- Investimento Agregado – Investimento é o acréscimo ao estoque de capital que leva ao crescimento de capacidade produtiva (construções, instalações, máquinas, etc.) O investimento é a principal variável para explicar o crescimento da renda nacional de um País. Porém, apresenta uma grande instabilidade, pois seu comportamento é de difícil previsão, por depender de fatores não apenas econômicos, mas das expectativas quanto ao futuro. Em linhas gerais, podemos dizer que o investimento agregado é determinado por dois fatores básicos: a taxa de rentabilidade esperada e a taxa de juros de mercado.

- Política fiscal, inflação e desemprego: O modelo macroeconômico básico preocupa-se mais com a questão do desemprego de recursos, quando a economia está operando abaixo de seu potencial, ou pleno emprego. Essa situação é a insuficiência da demanda agregada em relação à produção de pleno emprego,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com