TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Sistemática Bibliográfica sobre o uso de circuitos elétricos para automação de Reator de Biodiesel

Por:   •  2/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.114 Palavras (17 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 17

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO DE UM REATOR DE BIODIESEL

1 INTRODUÇÃO

        Os circuitos elétricos são usados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento e a sua utilização adequada faz o processo operacional adquirir melhor qualidade e maior flexibilidade nos resultados.

        Requisitos de alto rendimento de produção, confiabilidade na operação e baixas probabilidades de falhas não detectadas no sistema, em combinação com rápida velocidade de desenvolvimento e baixos custos de produção, requerem abordagens de projeto mais detalhadas e cuidadosas (GRANIG, et. al, 2019).

        Os sistemas de sensores integrados, que são produzidos em alto volume para aplicações críticas de segurança, como automotivas, por exemplo, requerem um projeto mais acurado e estratégias de otimização (GRANIG, et. al, 2019).

Em vista disso, é necessário realizar uma coleta de dados sobre o estado da arte acerca da utilização dos circuitos elétricos para o acionamento e comando de máquinas elétricas e equipamentos elétricos, para auxiliar o desenvolvimento de um painel elétrico de um Reator de Biodiesel e garantindo que ele atue corretamente.

Paralelamente, esta pesquisa também atende as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostas pela ONU (Organização das Nações unidas), satisfazendo o objetivo de número 9.4, que visa modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos; e o objetivo 4.4, o qual promove a qualidade de ensino e oportunidades de aprendizagem como esta, para todos estudantes (ONU, 2021).  

Diante disso, essa Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) teve como finalidade verificar a literatura a respeito da aplicação dos circuitos elétricos para facilitar o processo de automação de um Reator de Biodiesel.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

        A revisão bibliográfica sistemática é o processo de coletar, conhecer, compreender, analisar, sintetizar e avaliar um conjunto de artigos científicos com o propósito de criar um embasamento teórico-científico (estado da arte) (CONFORTO; AMARAL; SILVA, 2011), com o objetivo de fornecer uma base sólida para um tópico e pesquisa método (LEVY; ELLIS, 2006).

        Para o desenvolvimento do artigo, utilizou-se o modelo apresentado pelo CONFORTO, AMARAL E SILVA (2011), no caso, o RBS Roadmap, método organizado em três fases:

  • Entrada: Problema, objetivo, fontes primárias, strings de busca e critérios de inclusão
  • Processamento: Condução das buscas e análise dos resultados.
  • Saída: Síntese dos resultados

        Todas as etapas executadas nessas três fases para a realização dessa RBS foram auxiliadas pelo software StArt (State of the Art through Systematic Review), uma ferramenta gratuita desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software da UfScar que possibilita uma certa facilidade nessa categorização (IBPAD, 2017).

2.1 Entrada

        Primeiramente, definiu-se o problema de pesquisa, o objetivo, as bases de dados, as strings de busca e os critérios de inclusão e exclusão das publicações. O Quadro 1 apresenta os parâmetros de entrada da RBS.

Quadro 1 - Parâmetros de entrada da RBS.

Problema

Como os Circuitos Elétricos podem ajudar no processo de Automação?

Objetivo

Verificar o estado da arte, por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistematizada (RBS), sobre da aplicação dos circuitos elétricos para facilitar o processo de automação com base nas publicações em periódicos acadêmicos sobre o tema.

Bases de Dados

IEEE

Science Direct

Scopus

Strings de busca

(“electric circuit AND “automation”)

Critérios de inclusão

Inclusão (I) - Pesquisas envolvendo circuitos elétricos

Inclusão (I) - Pesquisas envolvendo circuitos elétricos para automatização

Inclusão (I) - Trabalhos publicados e disponíveis integralmente nas bases científicas buscadas

Critérios de exclusão

Exclusão (E) - Pesquisas que não envolvem circuitos elétricos

Exclusão (E) - Trabalhos que não tenham relação com a pesquisa

Fonte: Elaborado pelo autor.

        Definidos os parâmetros de entrada para a execução da RBS e declaradas explicitamente no protocolo da pesquisa, passou-se para a etapa de processamento, com busca nas bases de dados e análise das publicações.

2.2 Processamento

        O Quadro 2, apresenta o resultado do processo de busca pelas bases de dados, por artigos relacionados ao tema de interesse.

Quadro 2 - Resultados das buscas.

Base de Dados

Geral

A partir de 2017

Artigos originais

IEEE

29/04/2021

97

32

33

Science Direct

29/04/2021

680

248

174

Scopus

29/04/2021

323

93

32

Total

1100

373

239

Fonte: Elaborado pelo autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (132.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com