TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Zoneamento Uso Ocupação

Por:   •  15/9/2017  •  Resenha  •  12.596 Palavras (51 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 51

  1. LEI DE ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

PREÂMBULO        02

  1. TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES        03
  2. CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS DO ZONEAMENTO        04
  3. CAPÍTULO II – DO MODELO ESPACIAL PARA O MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ         04
  4. CAPÍTULO III – DAS DEFINIÇÕES         05
  5. CAPÍTULO IV – DAS SIGLAS         08
  6. TÍTULO II - DO ZONEAMENTO        09
  7. CAPÍTULO I – DO MARCROZONEAMENTO MUNICIPAL         09
  8. CAPÍTULO II – DA DEMARCAÇÃO DO ZONEAMENTO URBANO        09
  9. TÍTULO III – DOS USOS E ATIVIDADES        11
  10. CAPÍTULO I – DA TIPOLOGIA DOS USOS        11
  11. CAPÍTULO II – DA RESTRIÇÃO DOS USOS        12
  12. CAPÍTULO III – DA CATEGORIZAÇÃO DOS USOS        13
  13. TÍTULO III – DA OCUPAÇÃO E DOS CONDICIONANTES URBANOS        15
  14. CAPÍTULO I – DO ÍNDICE DE APROVEITAMENTO        16
  15. CAPÍTULO II – DA TAXA DE OCUPAÇÃO        17
  16. CAPÍTULO III – DA TAXA DE PERMEABILIDADE        17
  17. CAPÍTULO IV – DO GABARITO DAS EDIFICAÇÕES        18
  18. CAPÍTULO V – DO POTENCIAL CONSTRUTIVO ADICIONAL         19
  19. CAPÍTULO VI – DA TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR         19
  20. CAPÍTULO VII – DA DENSIDADE URBANA        20
  21. CAPÍTULO VIII – DOS DEMAIS CONDICIONANTES        20
  22. SEÇÃO I - DOS AFASTAMENTOS VICINAIS         20
  23. SEÇÃO II - DOS RECUOS FRONTAIS         21
  24. SEÇÃO III - DO PARCELAMENTO MÍNIMO        21
  25. TÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS         21
  26. ANEXO 01 – MAPA DO ZONEAMENTO URBANO MUNICIPAL        22
  27. ANEXO 02 – TABELA DE PERMISSIBILIDADE DE USO DO SOLO        23
  28. ANEXO 03 – TABELA DE CATEGORIZAÇÃO DE USO DO SOLO        25

ANEXO 04 – TABELA DOS CONDICIONANTES URBANOS MUNICIPAIS         28

 

PREÂMBULO

  1. Invariavelmente a sociedade necessita ordenar os seus usos e atividades em agrupamentos rotulados e adequados a organização espacial da Cidade.
  2. Identificamos com mais facilidade as atividades análogas que estejam adjacentes, congregando um mesmo uso ou ocupação, recomendando-nos assim a vantagem do acesso, a variedade de opções e a menor possibilidade do desacerto na busca pelo pretendido. Esta lógica justifica a ideia dos Conjuntos Comerciais e de Serviços, dos Centros Varejistas ou Industriais, que buscam gerar pólos atratores, percebíveis em uma grande circunscrição e consequentemente identificando-se com aqueles nossos indicativos.  
  3. No entanto, esta postura de mercado abstrai os conceitos de pluralidade e de proximidade das ofertas, seguindo a lógica do amplo atendimento geral, fazendo surgir assim grandes equipamentos singulares, desprezíveis de concorrência, dos quais ainda consideramos sua pertinência pela justificativa de que o distanciamento de uma das outras atividades mitiga a incomodidade que os seus usos proporcionariam.
  4. O irracional neste caso é que, compreendendo nestes argumentos apenas o seu lado mercadológico, tratamos a questão com o discernimento de que todos têm a capacidade de acesso a estes conjuntos, centros e equipamentos de forma irrestrita e facilitada, o que não é verdade.
  5. Não nos apercebemos que na ampliação deste contexto, produziremos frenéticas impactações no sistema de mobilidade da Cidade, gerado deslocamentos desnecessários, amplificados pela desqualificação de nossos sistemas de transporte coletivo, alternativo e preferencialmente privado.
  6. Não podemos mais acolher a ideia de que o indivíduo precisa ser rotulado a cada momento de sua vida, seja como trabalhador, morador, paciente, comprador, estudante ou qualquer outro predicado. Somos seres poli-funcionais e não especialistas nesta ou naquela tarefa. Nossas atividades alternam-se cada vez mais frequentemente em nosso cotidiano e não podemos supor mais a transição destas ações em espaços distintos e por vezes distantes.
  7. Novos conceitos acerca de zonas poli-funcionais, sub-centralidades urbanas e eixos de atividades mistas, somados a sistemas alternativos de mobilidade que privilegiem o pedestre e as bicicletas, buscam responder a necessidade da prestação dos serviços e a oferta comercial na proximidade das moradias e dos locais de trabalho.
  8. Desta forma os agrupamentos setoriais promovidos pelo Planejamento da Cidade poderão apresentar-se cada vez com mais flexibilidade, acessibilidade e desenvoltura, gerando presteza na ação empreendida, redução de tempo gasto com deslocamentos, mitigação dos impactos causados ao meio ambiente e qualificação do ambiente de vida do cidadão.

  1. SEPLAN – Secretaria de Planejamento Urbano
  2. NGPD – Núcleo Gestor do Plano Diretor
  3. ARARANGUÁ – 2014

MINUTA DE ANTEPROJETO

  1. LEI DE ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
  1. LEI COMPLEMENTAR Nº  00.000,  DE  ___  DE  _____________ DE  2014
  1. Dispõe sobre o Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo no Município de Araranguá e dá outras providências
  2. O Prefeito de Araranguá, Santa Catarina, faz saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte lei:
  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
  1. A presente Lei fundamenta-se na Constituição Federal; na Lei Federal nº 10.257/01 - Estatuto da Cidade; na Constituição do Estado de Santa Catarina, bem como na Lei Orgânica do Município de Araranguá, além de outras citadas nos casos específicos.
  2. A mesma estabelecerá o Zoneamento Urbano do Município de Araranguá - SC, instituindo os usos e atividades pertinentes a cada zona e indicando os condicionantes de ocupação possíveis, para a consecução do modelo espacial a ser adotado.

§ 1º.   As normas, princípios básicos e diretrizes para implantação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, são aplicáveis a toda a extensão territorial do Município de Araranguá.

§ 2º.  Na Área Rural os usos e atividades ficam condicionados ao Macrozoneamento territorial sem a prescrição de condicionantes construtivos.  

§ 3º.  Qualquer alteração nos pressupostos do Zoneamento municipal, assim como eventual redefinição de usos e atividades, inclusive nas Zonas Rurais, deverá ser deliberado pelo Conselho da Cidade ou através de Audiência pública convocada para este fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (511.4 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com