TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução cibernética das tecnologias da informação e da comunicação

Resenha: Revolução cibernética das tecnologias da informação e da comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

A revolução cibernética das tecnologias de informação e comunicação - associando computadores à fibra ótica, ao laser, etc -, não tem contribuído somente na modificação da economia mundial. Elas também tem provocado modificações culturais, alterando hábitos, comportamentos e valores no mundo todo. Alguns cientistas sociais compreendem esse processo sob três conceitos: globalização, mundialização e planetarização.

A globalização envolve elementos de produção e comercialização, relacionando-se à economia e às finanças. Sob este aspecto consideram-se as mudanças do processo produtivo resultantes da aplicação de métodos, meios e recursos que ultrapassam os limites nacionais. Na base desse processo estão grandes corporações interagindo nos grandes mercados em movimentos de "fusão" ou "fissão

A planetarização, por sua vez, é caracterizada pela influência política de nações sobre outras nações. O desenvolvimento tecnológico e de processamento de informação ampliaram as influências políticas internacionais, gerando um poder de alcance planetário, atingindo Estados e sociedades, nas quais novas formas de controle ultrapassam fronteiras com diversificadas formas de influência entre países e comunidades. As pressões internacionais contra os testes nucleares franceses, indianos e paquistaneses, realizados recentemente, são um exemplo disso.

"a mundialização lida com mentalidades, hábitos e padrões; com estilos de comportamento, usos e costumes e com modos de vida, criando denominadores comuns nas preferências de consumo das mais diversas índoles. A mundialização compreende a generalização e uniformização de produtos, instrumentos, informação e meios à disposição de importantes parcelas da população mundial...(...) neste sentido, a mundialização lida com a massificação e homogeinização cultural, evidente no consumo de hamburgers, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, cartões, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com