TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rezenha Montesquieu

Resenha: Rezenha Montesquieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Resenha  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Rezenha

MONTESQUIEU

Charles-Louis de Secondat, nascido a 18 de janeiro de 1689, no Castelo de La Brède(herdado por sua mãe, Marie-Françoise de Pestel), a sudoeste de Bordeaux, foi um grande pensador e um dos maiores filósofos políticos do Iluminismo (para o historiador, e professor de Yale, Peter Gay Charles-Louis foi ³o escritor mais influente do século XVIII´). Após amorte de sua mãe durante um parto, tornou-se senhor de La Brède e de Montesquieu. Seu pai,Jacques de Secondat era soldado.Charles-Louis foi educado em casa até os onze anos, e então enviado para a escola em Juilly, uma escola mantida pela congregação da Oratória, exclusiva para nobres e futurosformadores de opinião. Entre 1705 e 1709 estuda direito na Universidade de Bordeaux, período em que ele tem contato com alguns dos pensadores mais avançados para a época,como Fredet, e Boulainvilliers.

Após se formar mudou-se para Paris para continuar seusestudos de direito. Com a morte de seu pai, aos cinqüenta e oito anos, em 1713 retorna a LaBrède para administrar as propriedades que herdou (pois era o filho mais velho).Aproximando-se de seu vigésimo - quinto aniversário, Montesquieu decidiu casar-se, e em 11de março de 1715, assinou um contrato com Jeanne de Lartique, filha de um rico comerciantehuguenote. Após a morte de seu tio, Jean Baptiste, em 1716, Montesquieu herdou seu postode président à mortier do parlemento de Bordeaux (havia nove oficiais com esse título), umainstituição hereditária que funcionava como um tribunal, e o título de Barão de La Brède.Em 1721 publica (anonimamente, em Amsterdã) o livro Cartas Persas, que foi umsucesso e fez de Montesquieu uma celebridade literária.

Com isso, Montesquieu começou a passar mais tempo em Paris, onde começou a freqüentar salões e agia como representante doParlamento e da Academia de Bordeaux. Durante este período escreveu vária obras menores,como: Dialogue de Sylla et d'Eucrate (1724), Réflexions surla Monarchie Universelle (1724), e Le Temple de Gnide (1725).

Em 1728, foi eleito para a AcadémieFrançaise.Após visitar Áustria, Alemanha, Holanda, Hungria e Itália, Montesquieu passoudezoito reveladores meses na Inglaterra. Durante sua estada no reino britânico, Charles-Louiscompareceu a debates no Parlamento e estudou os diários de líderes parlamentares paraentender melhor o sistema constitucional inglês, que garantia mais liberdade do que qualquer outro na Europa. Neste período também foi admitido na Maçonaria.

O objetivo de Montesquieu em

Do Espírito das Leis

É explicar como as leis humanasse relacionam com as instituições sociais.Antes de falar adentrar no estudo da relação entre leis positivas e instituições sociais,Montesquieu fala sobre as leis em geral (relação que se encontra entre a razão e os diversosseres). Antes da instituição de leis positivas os homens mantinham uma relação de equidade(uma espécie de

III Lei de Newton das relações humanas). Os homens, em seu estado natural, possuíam tanto medo (derivado de seu excesso de fraqueza) que evitariam ao máximo atacar outro, garantindo assim um estado de paz (diferentemente do que afirma Hobbes). Osindivíduos se aproximam com o fim de suprirem suas necessidades, além disso, eles tambémse relacionam devido à atração por que sentem um pelo outro, seja por afinidade intelectualou por encanto pela pessoa de gênero oposto.

Após a perda do medo (e conseqüentemente daigualdade), adquirida após a constituição de uma sociedade, os homens passam a viver emestado de guerra, que só é suprimido com a elaboração de leis positivas: Direito das Gentes(relação entre os diferentes povos), o Direito Político (leis em relação ao governante egovernado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com