TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh "PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS"

Pesquisas Acadêmicas: Rh "PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais tendo o pesar de que é uma empresa cuja sócias são irmãs. Com o setor de administração estabilizado, é preciso estabelecer e especializar as lideranças. O salário e as promoçoes devem seguir o desenvolvimento do líder e o trabalho desenvolvido por ele, e este critério deve ficar claro durante a contratação. Por fim, a resolução de problemas internos na instituição é algo que deve ser trabalhado de forma racional para não ferir legalmente os direitos do colaborador nem tão pouco o da empresa, veremos todos esses assuntos abordados no desenvolvimento textual.

2-DESENVOLVIMENTO:

2.1-Análise de cargo e salário-Recrutamento e Seleção:

A análise e descrisão de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional. A liderança é algo que deve ser tratado tanto no físico quanto no intelectual. É uma área que envolve conhecimentos práticos e pedagógicos, simutaneamente.O candidato a líder de qualquer setor deve ter temperamento moderado, o que significa portanto que não deve ser um indivíduo absolutista nem comodista e parcial ao contrário, deve ser racionalista, mas sempre aberto ao diálogo, item imprensidível para uma satisfeita liderança. É um cargo que transita entre o setor administrativo e o operacional o que também exige flexibilidade e senso de equipe apurados. Portanto, um líder não é escolhido somente pela graduação em seu currículo, mas pela sua capacidade de gerir e de comunicar.

Com isso o Líder da equipe 2(atendimento) terá como descrição do cargo:Irá planejar, supervisionar e motivar a equipe de trabalho, elaborar escalas, controle de materiais e efetuar integração com clientes.

Os conhecimentos necessários: Ensino técnico ou superior na área de Marqueting, curso em administração e opional curso do idioma inglês.

O Recrutamento de um líder deve seguir diferentes critérios dependendo do método gestacional de cada indivíduo. Seguir a indicação de funcionários é uma solução cabível e oportuna, levando em conta que o funcionário já conhece o candidato em questão. Em minha visão é a melhor forma de recrutamento pois não analisa somente o currículo e as respostas decoradas de uma entrevista, mas conta com opniões de pessoas que convivem com o candidato no cotidiano.O método ultilizado para recrutamento será externo pois o planejamento detalhado das ações a serem desenvolvidas e a divulgação da vaga será realizada por anúncios em jornais e essa posição não pode ser inserida pelo colaborador de dentro da empresa.

A escolha das técnicas de seleção para conhecer os candidatos inscritos procurando o mais adequado, sendo elas ultilizadas:

• Análise de currículo: é a primeira etapa de um processo seletivo que tem a avaliação de um currículo muito bem elaborado.

• Entrevista: é um processo de comunição entre duas pessoas ou mais pessoas que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Entrevistar é o método mais ultilizado em seleção de pessoal.

• Teste prático: denominado psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global, sendo eles testes expressivos como por examplo PMK, e testes projetivos por exemplo da árvore de Koch.

• Teste de conhecimentos gerais: são instrumentos para avaliar o nível de conhecimento geral e específico dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos como noção de informática, de redação, do inglês, etc...

O ponto de vista do candidato é algo que deve ser observado e analisado minunciosamente, por isto perguntas como as citas abaixo não podem faltar para uma entrevista produtiva O momento da entrevista que é o de selecionar um profissional, os especialistas em Recursos Humanos estão focados em encontrar a pessoa certa para o cargo oferecido é nesse momento que os recrutadores verificam todas as possibilidades positivas e negativas do candidato a vaga, pois determina em respostas e gestos que são determinantes tanto para o lado positivo quanto para o negativo.Aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas aos candidatos a vaga de Líder para e equipe 2:

• Quais são seus objetivos a curto e a longo prazo?

• O que você sente dificuldade para realizar?

• Que tipo de decisões são mais difíceis para você?

• Que contribuição pode dar á empresa?

• Você é capaz de trabalhar sobre pressão e com prazos definidos?

2.2- Remuneração e Administração de Benefícios:

O salário do líder deve acompanhar o seu crescimento na empresa, partindo sempre do mínimo exigido pela categoria não importanto a graduação do indivíduo, é aquele que consta na ficha de registro na carteira profissional e em todos os documentos legais, podendo ser diário, semanal ou mensal.Suas tarefas também devem evoluir gradativamente, mas nunca exeder a capacidade do líder ou ultrapassar seus limites de responsabilidade.

As promoções salariais devem de fato ocorrer para servirem de estímulo ao funcionário e também como mérito por sua brilhante e precisa atuação, nunca por motivos vagos ou sem objetivação prática.A promoção deve ocorrer de forma homogênia em todos os cargos, para não inflar a grade de funcionários de um setor, nem lesar a outra. As regras para promoção devem ser fixas e pré-estabelecidas, para servirem de estímulo ao funcionário e para garantir a imparcialidade das promoções. Um exemplo prático é a empresa atingir o patamar x de excelência, o funcionário será promovido e daí por diante. O tempo de serviço também é um fator a ser contado, mas nunca como critério principal, pois a excelência do trabalho é mais importante do que a estadia nele.O desempenho então é, sem dúvida o foco na hora da promoção e deve ser avaliado conforme as decisões e estatísticas favoreçam tanto a entidade(empresa) quanto seu colaborador.

2.3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com