TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco Quimico

Pesquisas Acadêmicas: Risco Quimico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

RISCOS QUÍMICOS

É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química incluem, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.

Agentes de Risco Químico

Agentes químicos podem contaminar o local de trabalho e podem entrar em contato com o organismo dos trabalhadores.

Essa substancia podem ser orgânicas e inorgânicas, naturais e sintéticas e durante e a fabricação, o manuseio, o armazenamento ou o uso podem agredir diretamente o trabalhador ou contaminar a atmosfera do ambiente ocupacional, em quantidade prejudicial à saúde dos colaboradores expostos.

Substância Tóxica

Uma substância tóxica quando introduzida em organismo vivo e por ele absorvida, pode provocar desde pequenas alterações morfológicas ou funcionais, colocando em perigo a saúde desse organismo ou até grandes desequilíbrios que possam levar esse organismo à morte.

Aerodispersóides

São partículas sólidas ou líquidas de tamanho inferior a 100, dispersas no ar do ambiente ocupacional, e dependendo das características químicas, físicas e físico-químicas, como tamanho,formato, densidade, reatividade,velocidade de reação e concentração na atmosfera, podem vir a trazer danos ao organismo.

Mudança de estado físico

Poeira

São partículas sólidas formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Exemplos: esmerilhamento, trituração, lixamento, impacto, entre outros processos.

Poeiras não metálicas: fábricas termoelétricas alimentadas com carvão, alto-fornos, siderúrgicas, indústrias de cimento e alguns ramos da indústria química.

Poeiras metálicas: são poeiras derivadas de metais pesados e ligas metálicas encontrados na poeira das indústrias.

Ex: minério, madeira, poeira de grãos, amianto, sílica, etc.

A inalação é a forma mais comum de entrada das poeiras no organismo. Os efeitos das poeiras inaladas dependem das espécies químicas que as compõem, da sua concentração no ar, do local de deposição no sistema respiratório e do tempo de exposição do trabalhador a essas poeiras.

Fumaças

Partículas sólidas originadas em um processo de combustão incompleta de qualquer material combustível.

É assim um subproduto não desejado da combustão, produzido em fogueiras, brasas, motores de gasolina. Quando uma combustão é correta e completa, os únicos subprodutos são água, dióxido de carbono e compostos de diversos elementos.

A inalação da fumaça é a causa principal de asfixia e morte nas vítimas dos incêndios. O fumo mata por intoxicação devido aos seus componentes tóxicos, como o monóxido de carbono e as pequenas partículas sólidas que bloqueiam os alvéolos pulmonares e asfixia quem os inale. Pode conter várias partículas cancerígenas, e provocar cancro após um longo tempo. Por isso é recomendado não usar "estufas" ou "caldeiras" dentro das residências, pois podem permitir o escape destes gases nocivos.

Fumos metálicos

Partículas sólidas em suspensão originadas em processos de condensação do estado gasoso, este originado da sublimação de um metal são partículas normalmente oxidadas.

Ex. soldagem, fundição

Os fumos metálicos, constituídos em geral por partículas de 0, 005 a 2m de diâmetro, são formados a partir de vapores e gases que se desprendem das peças em fusão, seja da superfície da peça, seja do eletrodo, do revestimento do eletrodo, de substâncias adicionadas à solda, do tipo de fluxos ou pós e dos óleos protetores. Os vapores e gases, em contato com o oxigênio do ar, após resfriamento e condensação, oxidam-se rapidamente, formando os fumos.

Cobre: As intoxicações pelo cobre são raras, pois o cobre organismo dispõe de mecanismos de eliminação do excesso absorvido. Estes mecanismos estão, porém, alterados nas pessoas com deficiências genéticas que levam à degeneração hepatolenticular, conhecida por Doença de Wilson.

Alumínio: De pouco significado toxicológico nas operações alumínio de solda, o alumínio tem sido, contudo, relacionado com fibrose pulmonar, bronquite e uma condição especial congestiva e anestésica dos dedos das mãos. A mortalidade por câncer de pâncreas e de rim é mais elevada do que a esperada.

Manganês: O manganês se reveste de importância por ser um dos componentes mais comuns nos eletrodos e pela patologia que ocasiona. A exposição prolongada a fumos de manganês pode acarretar danos ao sistema nervoso central e aumento de incidência de doenças respiratórias. Os sintomas mais freqüentes são: fraqueza nas pernas, lentidão de movimentos, inclusive na fala, tremores e movimentos involuntários nos músculos.

Névoa

São partículas líquidas produzidas por ruptura mecânica de líquidos. Exemplos: névoas de água, de ácido sulfúrico, alcalinas, de pintura.

Neblina

são partículas líquidas em suspensão no ar, formadas pela passagem rápida do ar nos líquidos ou pela condensação de umidade atmosférica em torno de moléculas de gases ou vapores. As neblinas difundem-se em maior extensão que os fumos. Menor que 0,5 micrometros de diâmetro.

Apesar de não prejudicar muito a visibilidade, a neblina deixa o ar "opaco". É bem comum em grandes cidades como São Paulo, quando o índice de precipitação está baixo.

Gases

Gases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com