TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Quimicos

Trabalho Universitário: Riscos Quimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

Riscos Químicos

É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química incluem, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.

http://segurancanotrabalhojm.blogspot.com/2011/03/riscos-quimicos.html

RISCOS QUÍMICOS.

Agente químico sob o ponto de vista da Higiene é toda substância orgânica ou inorgânica, natural ou sintética que, durante a fabricação, manuseio, transporte, armazenamento ou uso, passa a agredir direta ou indiretamente o trabalhador ou contaminar a atmosfera do ambiente ocupacional, em quantidade prejudicial à saúde dos colaboradores expostos e até a sociedade aos redores da empresa.

Os diversos agentes químicos podem poluir o local de trabalho e entrar em contato com o organismo dos trabalhadores através da inalação, absorção cutânea (pele) e ingestão, podendo apresentar uma ação localizada ou serem distribuídos aos diferentes órgãos e tecidos levados pelos fluídos internos produzindo uma ação generalizada.

Nesta esfera, são muito comuns contaminações por agentes químicos através da manipulação de cigarro e alimentos, onde o colaborador acaba não realizando uma boa higienização das mãos ou até mesmo não executando os procedimentos corretos de segurança dentro do ambiente de trabalho.

As substâncias ou produtos químicos que podem contaminar um ambiente de trabalho classificam-se segundo as suas características físico químicas em:

• Aerodispersóides (Partículas dispersas no ar);

• Gases e vapores (Modificam a estrutura molecular do ar).

Ambos comportam-se de maneiras diferentes, tanto a respeito do período de permanência no ar quanto as possibilidades de ingresso no organismo.

Abaixo vocês poderão visualizar a classificação destes agentes num organograma explicativo.

Vias de penetração no organismo

Os agentes químicos agressivos têm três vias de entrada no organismo humano: a via digestiva, a via percutânea (através da pele) e a via respiratória (através dos pulmões). A entrada por via digestiva faz-se através da boca e habitualmente é uma ingestão involuntária, que ocorre por acidente ou descuido. Tal pode suceder, por exemplo, quando um produto é trasvasado para outro recipiente por aspiração, ou quando é armazenado num recipiente ou local destinado a alimentos ou bebidas.

Mais comum é a ingestão de um agente químico pela boca quando, após a manipulação desse agente, se levam as mãos à boca para fumar, comer ou mesmo secar os lábios. No que toca à via percutânea, determinados produtos, principalmente os com características irritantes ou corrosivas, agem no local de contacto com a pele, as mucosas ou os olhos. A possibilidade de penetração no organismo através da pele de certos produtos pode ser muito perigosa: certos solventes orgânicos ou o benzeno, por exemplo, podem atacar severamente os rins, o fígado ou o sistema nervoso. A via de penetração mais comum é a respiratória, uma vez que os agentes poluentes podem estar misturados com o ar que respiramos como já observamos acima, penetrando nos pulmões em simultâneo com o ar inspirado. É freqüente a inspiração desses produtos em situações de manipulação de solventes, tintas ou colas. O transporte dessas substâncias pelo sangue pode causar problemas noutros órgãos, para além dos pulmões.

http://segtra.blogspot.com/2010/08/capitulo-1-higiene-do-trabalho-15.html

RISCOS QUÍMICOS e suas consequencias

Estes riscos são representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à saúde.

Há três vias de penetração no organismo:

• via respiratória: inalação pela vias aéreas;

• via cutânea: absorção pela pele

• via digestiva: ingestão ( comida, bebida ).

R I S C O S Q U Í M I C O S

C O N S E Q U Ê N C I A S

Poeiras minerais

Ex.: sílica, asbesto, carvão e minerais

Silicose ( quartzo ), asbestose ( amianto ) e pneumoconiose dos minérios do carvão.

Poeiras vegetais

Ex.: algodão, bagaço de cana de açúcar

Bissinose ( algodão ), bagaçose ( cana de açúcar )

Poeiras alcalinas

Ex.: calcário

Doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema pulmonar.

Poeiras incômodas

Ex.: pó de madeira

Podem interagir com outros agentes nocivos no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade.

Fumos metálicos

Ex.: soldagem, derretimento de chumbo

Doença pulmonar obstrutiva crônica, febre de fumos metálicos e intoxicação específica, de acordo com o metal.

Névoas, gases e vapores

( substâncias compostas, compostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com