TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais

Casos: Rochas Ornamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de granitos, e a lavra extensiva dos mesmos gera um volume expressivo de resíduos, superior a 50 % do material extraído, o qual provoca um grande impacto ambiental. Em virtude de suas características mineralógicas e petrográficas, alguns granitos apresentam concentrações expressivas de feldspato e quartzo passíveis de recuperação e utilização na indústria cerâmica.

Palavras-chave: feldspato e quartzo; rochas ornamentais; minerais industriais.

1. Introdução

As rochas ornamentais são materiais que agregam valor principalmente através de suas características estéticas, destacando-se o padrão cromático, desenho, textura e granulação.

No tocante à classificação comercial, os principais tipos de rochas ornamentais são os granitos e os mármores.

Para o setor, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicáticas, compostas predominantemente por feldspatos e quartzo. Abrangem rochas homogêneas (granitos, sienitos, monzonitos, charnoquitos, diabásios, basaltos, etc...) e as chamadas movimentadas (gnaisses e migmatitos).

O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de granitos (superiores a 1.500.000.000 m3), sendo a extração realizada diretamente dos maciços rochosos, bem como dos matacões isolados sobre existentes.

A lavra extensiva de matacões ainda é realizada no sul do País, e o aproveitamento dos blocos obtidos raramente supera 50% do material extraído, gerando um volume significativo de resíduos que consequentemente acabam impactando o meio ambiente.

Em virtude de suas características mineralógicas e petrográficas, alguns granitos apresentam concentrações expressivas de feldspatos passíveis de recuperação e utilização na indústria cerâmica, tanto na composição de massas quanto na formulação de esmaltes.

Dentro desse panorama, foram identificados 4 “corpos graníticos” no sul do Brasil, que apresentam em alguns locais as características acima descritas, e assim se constituíram no alvo do trabalho aqui considerado.

II Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais

1

2. Aspectos geológicos e mineralógicos

As “rochas graníticas” aqui consideradas estão denominadas e caracterizadas a seguir:

O Sienito Tunas ocorre ao norte da cidade de Tunas, no Estado do Paraná, onde possui uma área de afloramento superior a 20 Km2. É uma rocha de coloração verde e de granulação média uniforme. O feldspato potássico pertítico é o constituinte mais abundante, seguido de piroxênios, anfibólios e biotita. Sua composição mineralógica média é de 80% de microclínio pertítico, 10% de aegirina augita, 5% de anfibólio e 5% de biotita.

O Granito Três Córregos ocorre a noroeste da cidade de Rio Branco do Sul, no Estado do Paraná, onde possui uma área de afloramento superior a 200 Km2. É uma rocha porfiróide de cor castanho claro, muito grosseira, rica em megacristais de feldspato potássico com tamanho médio de 5 cm. Apresenta matriz equigranular grosseira onde se concentram feldspato sódico cálcico, quartzo e biotita. Sua composição mineralógica média é de 35% de microclínio, 30% de plagioclásio, 15% de quartzo e 20% de biotita e hornblenda.

O Granito Pedras Grandes ocorre a nordeste da cidade de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, onde possui uma área de afloramento superior a 4.500 Km2. Na porção sudeste desse grande batólito, predomina uma rocha porfiróide de cor cinza claro, grosseira, com cristais tabulares de feldspato potássico que atingem até 3 cm de comprimento. Apresenta matriz equigranular grosseira onde se concentram feldspato sódico cálcico, quartzo e biotita. Sua composição mineralógica média é de 45% de microclínio, 25% de plagioclásio, 20% de quartzo e 10% de biotita.

O Granito Viamão ocorre a sudoeste da cidade de Viamão, no Estado do Rio Grande do sul, onde possui uma área de afloramento superior a 100 Km2. É uma rocha grosseira de cor rosa avermelhado, rica em cristais de microclínio pertítico. O plagioclásio sódico ocorre em prismas subedrais e o quartzo é intersticial. Biotita e moscovita são acessórios. Sua composição mineralógica média é de 50% de microclínio, 19% de plagioclásio, 30% de quartzo e 1% de biotita.

A produção de blocos destinados à indústria de rochas ornamentais vem, ao longo de vários anos, acarretando a geração de resíduos sólidos (lascas) num volume crescente e significativo. Esse material, quando disposto em áreas adequadas (bota fora), ainda compromete o uso posterior do solo, permitindo apenas atividades de reflorestamento. Quando simplesmente abandonado no entorno da área de lavra o desastre é bem maior.

As características mineralógicas e petrográficas dos “granitos” acima relacionados, o grande volume de rejeitos disponíveis e a localização próxima dos grandes polos cerâmicos do Brasil, asseguram uma posição privilegiada como fonte alternativa para obtenção de concentrados de feldspato.

3. Ensaios de beneficiamento

Amostras representativas de cada tipo de “granito” foram coletadas em locais apropriados, homogeneizadas e submetidas aos ensaios específicos de beneficiamento.

II Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais

2

A figura 1, abaixo, descreve o fluxograma básico dos ensaios de beneficiamento realizados.

Figura 1 : Ensaios de beneficiamento

MINÉRIO

BRITAGEM

MOAGEM E PENEIRAMENTO

(0,6 e 0,15 mm)

GROSSOS FINOS

(-0,6 + 0,15 mm) (-0,15 mm)

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA SEPARAÇÃO MAGNÉTICA

VIA SECA (10.000 GAUSS) VIA ÚMIDA (10.000 GAUSS)

REJEITOS MAGNÉTICOS REJEITOS MAGNÉTICOS

(GROSSOS) (FINOS)

CONCENTRADO DE FELDSPATO CONCENTRADO DE FELDSPATO

E QUARTZO (FFQ.30) E QUARTZO (FFQ.100)

Numa primeira etapa, o minério foi submetido à britagem, moagem e peneiramento, gerando dois produtos: grossos (-0,6 + 0,15 mm) e finos (-0,15mm).

Numa segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com