TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais

Projeto de pesquisa: Rochas Ornamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, discutiremos o momento da vida de pequenos empresários em meio à decisão de seguir em frente unidos, ou desistir, seguindo isoladamente cada um com seu negócio. Em meio a crises enfrentadas devido à falta de estrutura do grupo, foi necessário procurar ajuda junto ao SEBRAE para organização dos empresários. Dentro das disciplinas estudadas Psicologia Organizacional; Gestão de Pessoas; Comunicação, Clima e Cultura; Ética e Responsabilidade Social, segue um estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

Para um melhor entendimento do caso estudado, vale ressaltar que os empresários uniram-se em busca de uma realidade que ainda não conheciam. Enfrentando várias dificuldades no decorrer do processo. Estou falando de um grupo de pequenos empresários de uma cidade chamada Santo Antonio de Pádua. Um grupo de 22 que em meio a crises, descobriram oportunidades valiosas de negócio empresarial no ramo de produção de pedras decorativas. Várias dificuldades aconteceram. Entre elas, o estresse causado pelos contratempos que iam acontecendo. Como a empresa chave que detinha a maior parte do conhecimento e dos equipamentos necessários para a produção em grande escala para a exportação das pedras, decidiu abandonar o projeto e seguir em frente sozinha, surgiu um fator estressor. Com a ajuda do SEBRAE, conseguiram passar adiante, com muito esforço e união. Unindo competências que poderiam ser utilizadas em benefício de apenas um empresário. Que no contrário disto, foi utilizado para todos do grupo.

A liderança foi exercida de forma exemplar pelo SEBRAE. Que ajudaram ativamente em todos os processos. Porém, nada disso teria acontecido, se o grupo de empresários de produção de pedras, não tivesse procurado ajuda externa. Foi mostrado para eles, que o compartilhamento de idéias de um indivíduo com o grupo, seria essencial para o bem comum. O processo de provisão a nível estratégico por definição de competência e adequação dos sistemas internos e externos também foi essencial. Com todo o acontecimento, eles conseguiram enxergar que providências poderiam tomar para o futuro. De pouco em pouco, surgiriam idéias novas e maneiras corretas para aplicá-las. De modo que a conclusão de que se organizar seria fundamental para a sobrevivência de todos.

Diante de tantos contratempos, surgiu outro. A produção de pedras para exportação foi dividida entre dois grupos. Um produziria a pedra cinza, outro a rosa. O grupo da pedra rosa, produziu de uma tonalidade diferente a que o exportador foi apresentado. E mais uma vez o SEBRAE entrou em ação e mostrou que dividindo a responsabilidade de um empenho maior na produção das pedras rosa entre eles, seria de extrema importância. E foi feito. Uma comunicação mais clara e eficiente entre os pequenos empresários teria evitado o acontecido.

A negociação com o exportador aconteceu com a ajuda o SEBRAE. Que entrou em campo com um o envio de um consultor de mercado externo junto com dois representantes do grupo de pequenos empresários. Aquele que se separou no começo, com a intenção de negociar sozinho com o exportador, se arrependeu. Pois percebeu que unido com várias experiências, poderia alcançar um mercado maior e mais competitivo que é o mundo globalizado. Provando que ninguém é forte sozinho no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com