TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rock country

Projeto de pesquisa: Rock country. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.401 Palavras (18 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 18

wd

The Band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Band

The Band em 1969. Da esq. para a dir.: Manuel, Hudson, Helm, Robertson e Danko

Informação geral

Origem Toronto, Ontário

País Canadá

Gênero(s) Roots rock

Americana

Country rock

Blues-rock

Folk rock

Período em atividade 1967–1976

1983–1999

Gravadora(s) Capitol Records

Rhino Records

Warner Bros. Records

Afiliação(ões) Ronnie Hawkins

Bob Dylan

John Simon

Allen Toussaint

Ex-integrantes

Robbie Robertson

Rick Danko

Levon Helm

Garth Hudson

Richard Manuel

Stan Szelest

Jim Weider

Randy Ciarlante

Richard Bell

The Band foi um conjunto de rock ativo de 1967 a 1976 e de 1983 a 1999. O grupo original era formado por quatro canadenses, Robbie Robertson (guitarra, piano, vocais), Richard Manuel (piano, gaita, bateria, saxofone, órgão, vocais), Garth Hudson (órgão, piano, clavinete, acordeão, sintetizador, saxofone) e Rick Danko (baixo, violino, trombone, vocais)—e um estadunidense, Levon Helm (bateria, bandolim, guitarra, baixo, vocais).

Os integrantes do The Band reuniram-se originalmente como músicos do The Hawks, banda de apoio do cantor de rockabilly Ronnie Hawkins, entre 1958 e 1963. Ao separarem-se de Hawkins em 1964, adotaram o nome The Levon Helm Sextet (sendo o sexto integrante o saxofonista Jerry Penfound), e posteriormente Levon and the Hawks (sem Penfound). Em 1965, lançaram um single pela Ware Records sob o nome Canadian Squires, retornando como Levon and the Hawks para uma sessão de gravação para a Atco no final de 65. Na mesma época, Bob Dylan recrutou Helm e Robertson para dois shows, e então a banda completa para uma turnê pelos Estados Unidos em 1965 e uma turnê mundial em 1966.1 Eles também juntaram-se a Dylan para uma série de gravações informais que mais tarde seriam conhecidas como The Basement Tapes.

Por ser sempre "a banda" de vários cantores, Helm declarou que o nome "The Band" funcionou bem quando o grupo decidiu seguir carreira própria, deixando a cidade de Saugerties, em Nova York, para começar a trabalhar em seu próprio material.2 Eles gravaram dois dos mais aclamados álbuns do final da década de 1960: seu disco de estréia Music from Big Pink de 1968 e The Band, de 1969. O grupo separou-se em 1976, reunindo-se novamente em 1983 sem o guitarrista Robertson.

Embora mais populares entre jornalistas e músicos do que entre o público em geral, o The Band permaneceu como um dos grupos mais admirados e influentes de sua época. Eles foram incluídos no Hall da Fama da Música Canadense em 19893 e no Hall da Fama do Rock and Roll em 1994.4 Em 2004, a revista Rolling Stone listou-os na 50ª posição entre os "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos",5 e em 2008 o grupo foi premiado com um Grammy pelo conjunto da obra.6

Índice [esconder]

1 Perspectiva geral

2 História

2.1 Primórdios: The Hawks

2.2 O sucesso com Bob Dylan

2.3 Music from Big Pink e The Band

2.4 Stage Fright, Cahoots e Northern Lights - Southern Cross

2.5 The Last Waltz

2.6 Reuniões

3 Discografia

3.1 Estúdio

3.2 Ao vivo

3.3 Trilha-sonora

3.4 Coletâneas

3.5 Álbuns com Bob Dylan

3.6 Singles

4 Notas e referências

5 Ligações externas

Perspectiva geral[editar | editar código-fonte]

Ao vivo em Hamburgo, 1971. Da esq. para a dir.: Manuel, Danko, Robertson e Helm

A música do The Band fundia vários elementos: a princípio country music antiga e rock and roll do começo do gênero, embora a seção rítmica frequentemente trouxesse reminiscências da Stax ou da Motown, com Robertson citando Curtis Mayfield e os Staple Singers como influências primordiais, resultando numa síntese de diversos estilos musicais. Quanto às composições do grupo, algumas poucas de seu princípio eram baseadas em mudanças de acordes do blues convencional e do doo-wop.

Cada integrante era multi-instrumentista. Em concerto a banda pouco trocava seus instrumentos, mas no estúdio eles podiam inventar diferentes configurações em sua formação conforme o mais adequado para cada canção. Hudson em particular era capaz de surgir com uma variada gama de timbres em seu órgão Lowrey eletrônico; no refrão de "Tears of Rage", por exemplo, seu som se parece com o de um mellotron. A técnica de bateria de Helm era frequentemente elogiada; tornou-se célebre a declaração do crítico musical Jon Carrol de que Helm era o "único baterista capaz de fazer você chorar", enquanto o prolífico músico de sessão Jim Keltner reconhecia ter se apropriado de diversas técnicas dele.

Os vocalistas Manuel, Danko e Helm proporcionavam individualmente uma voz distinta ao The Band; a voz sulista de Helm trazia uma pitada de country, Danko atuava como tenor e Manuel alternava entre falsetto e barítono. Os três regularmente combinavam suas vozes, e embora contribuíssem de forma mais ou menos igualitária, tanto Danko quanto Helm declararam que viam Manuel como o vocalista "fundamental" do grupo.

Robertson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com